Pular para o conteúdo principal
2021-2024

SESSÃO SOLENE DE POSSE DO PREFEITO, VICE-PREFEITO E VEREADORES PARA A LEGISLATURA 2021-2024

A Cerimônia seguiu os protocolos sanitários de enfrentamento ao Coronavírus.

Publicado em 08/01/2021 - 12:57 - Atualizado em 08/01/2021 - 13:03

.

Aconteceu no dia 1º de janeiro de 2021, às 9h, no Ginásio Poliesportivo Mário Antônio de Almeida (Mário Eugênio), Sessão Solene de Posse do Prefeito, Dr. Wesley De Santi de Melo, Vice-Prefeito, Osmar Trevisan Júnior e Vereadores para Legislatura 2021/2024:

 

- Dr. Talhys Andrey Nunes Rodrigues;

- Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende;

- Henrique Spirandeli de Andrade;

Gregório Pereira Pinheiro;

Carlos Antônio Rodrigues – Bananal;

Sargento Edna Aparecida dos Santos Almeida;

Márcio Luiz de Freitas – Marzola;

Ieda Gabriela de Rezende;

Rosileia da Costa Borges – Profª Léia.

 

 

Presidiu a Sessão de Instalação da Câmara Municipal de Sacramento, o vereador mais votado nas eleições municipais de 2020, Dr. Talhys Andrey Nunes Rodrigues, conforme §1º, do Artigo 25, da Lei Orgânica do Município de Sacramento, combinado com o Artigo 3º do Regimento Interno da Casa. O vereador Gregório Pereira Pinheiro, foi nomeado para Secretário AD-HOC dessa Sessão, procedendo à chamada nominal dos Vereadores, Vice-Prefeito e Prefeito para a composição da Mesa de Honra.

 

Dando continuidade, os vereadores prestaram seus COMPROMISSOS, conforme disposição do Artigo 25, Parágrafo 2º, da Lei Orgânica do Município e Artigo 5º do Regimento Interno da Câmara Municipal de Sacramento: “Comprometo-me a cumprir, com lealdade e espírito público os deveres inerentes ao exercício da Representação Popular que me foi conferida e observar a Lei Orgânica do Município, a Constituição do Estado e a Constituição da República”. Proferido o compromisso acima transcrito, o Senhor Secretário convidou nominalmente cada Vereador a assumi-lo, proferindo: “ASSIM O PROMETO”.

 

O Presidente Dr. Talhys Andrey Nunes Rodrigues declarou instalada a Câmara Municipal De Sacramento e empossados os vereadores para o Mandato Parlamentar 2021-2024, período em que integrarão a Vigésima Legislatura.

 

Na sequência, o Prefeito Municipal de Sacramento e o Vice-Prefeito prestaram seus COMPROMISSOS e assinaram o Termo de Posse.  Declarados Empossados, passou-se aos pronunciamentos.

 

O Vice-Prefeito, Osmar Trevisan Junior fez seus agradecimentos e disse: “O momento é de gratidão! É com muita alegria que inicio o segundo mandato ao lado do Prefeito Baguá, meu grande amigo, companheiro e um ótimo administrador público. Sabemos, que nossa responsabilidade é ainda maior nesta nova trajetória, a população acreditou mais uma vez em nós e vamos corresponder com muita dedicação, trabalho e seriedade, pois temos um compromisso muito grande com a população e com o desenvolvimento do município. Quero parabenizar os vereadores eleitos e ressaltar a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo, pois nosso objetivo sempre será o bem da nossa cidade e da população sacramentana. E para finalizar, quero desejar um Feliz Ano Novo a todos, vamos à luta, pois os desafios estão aí, que Deus nos abençoe! Obrigado.

 

O Prefeito Municipal, Dr. Wesley De Santi de Melo, prestou seus agradecimentos e em seu pronunciamento destacou: “Hoje é um dia muito especial em nossa vida e com certeza marcará nossa história na política de nossa cidade. Nós já fomos empossados em outras oportunidades, mas esta Posse de hoje é diferente, ela coroa o resultado de um trabalho, nós fomos julgados e aprovados pelo que nós fizemos. Isso é bom e nos enche de orgulho. É a voz do povo que nas urnas nos deram a legitimidade para governar Sacramento por mais 4 anos. Portanto, cabe a mim primeiramente agradecer o nosso povo pela confiança, admiração e respeito. Iremos trabalhar por todos na busca de dias melhores para Sacramento. Não poderia também deixar de citar que hoje finda um mandato, e se nós logramos êxito, existe a mão, o compromisso e o trabalho de muitos colaboradores, seja de um secretário a um ajudante de serviços gerais, todos vocês foram muito importantes, pois juntos construímos muito. Levamos muitas ações, obras, ideias, esperança, amor e muito trabalho ao nosso povo. Este mandato que findou, foi marcado por muitas dificuldades, além da enorme dívida assumida, tivemos a falta de compromisso de um governador que apropriou indevidamente dos recursos do município. Depois veio a pandemia, inicialmente, além da queda na arrecadação; um fato totalmente atípico, mas graças a Deus, nossa equipe estava preparada, demos o melhor de nós, e estamos rogando ao nosso Pai Eterno o fim de tudo isso. Já dizia Martin Luther King: “A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momento de conforto e conveniência, mas, em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio”. Hoje estamos entregando uma prefeitura totalmente saneada, organizada, com mais de 3 milhões de reais em caixa, com todas as obrigações pagas até o dia 31 de dezembro de 2020. Eu nunca tive dúvida alguma, que Sacramento estava no caminho certo, a prova está aí. Juninho, o povo espera muito de nós, principalmente na continuidade de uma saúde de qualidade, um trabalho incansável na geração de emprego e renda, ações sociais, na segurança, no esporte, enfim, em todos os setores. E o que nós temos a dizer a vocês é que iremos trabalhar muito, pois depois desta votação expressiva, nossa responsabilidade dobrou, com o nosso povo. Finalizo, parabenizando a todos os empossados, e que a união do Legislativo e Executivo possa fazer a diferença em nossa cidade. Este é o nosso compromisso, muito trabalho e respeito com o dinheiro público, procurando sempre a paz e a justiça social. Feliz Ano Novo a todos! Muito obrigado!”.

 

Logo após os pronunciamentos a Primeira Dama do Poder Executivo Municipal de Sacramento, Sra. Maria Tereza Abrate de Melo, recebeu homenagem do Poder Legislativo, das mãos do Presidente desta Sessão de Instalação, Dr. Talhys Andrey Nunes Rodrigues.

 

O Tenor Thiago Neves fez uma belíssima apresentação do Hino Oficial de Sacramento.

 

Em virtude dos Protocolos Epidemiológicos exigidos pela Pandemia da COVID 19, passaram automaticamente à Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sacramento, onde os vereadores candidatos apresentaram seus nomes aos cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário. Após manifestações e votações a Mesa Diretora para o biênio 2021/2022 ficou assim constituída:

 

Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende – PRESIDENTE

Dr. Talhys Andrey Nunes Rodrigues – VICE-PRESIDENTE

Ieda Gabriela de Rezende – 1ª SECRETÁRIA

Carlos Antônio Rodrigues – 2º SECRETÁRIO

 

O presidente desta Sessão Dr. Talhys Andrey Nunes Rodrigues, ressaltou: “Caros vereadores, estamos iniciando com muita energia esta Legislatura, que possamos retribuir e corresponder os anseios da população creditado nas urnas, que nestes 4 próximos anos, o Legislativo seja altaneiro, que não apenas a paz, a harmonia e a saúde, estejam presentes, mas, aliado a estes desejos, também sejamos em nossa prática legislativa, nutridos dos sentimentos verdadeiros da honestidade e responsabilidade, devemos valorizar a positividade que a população aguarda desta nova Câmara, integrando tudo aquilo de benefício à ela, incentivar novas conquistas sem nos esquecer dos erros que jamais deverão ser cometidos. Que desde já, tenhamos a iniciativa de empregar muito otimismo, em que pese as dificuldades e obstáculos, assim, a felicidade se tornará uma companheira vitalícia. Fica aqui registrado nossa gratidão!”.

 

Finalizando seu pronunciamento, Dr. Talhys Andrey Nunes Rodrigues convidou o Presidente eleito, Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, para assumir a Cátedra Presidencial e prosseguir com os trabalhos desta sessão.

 

O Presidente, Dr. Pedro, em seu pronunciamento disse: “Inicialmente, quero agradecer a Deus pelas nossas vidas, possibilitando estarmos reunidos nesta Sessão Solene de Posse, quando muitos não puderam estar presentes pela Pandemia que assola a Terra, nos impondo o isolamento, exteriorizando nossa fragilidade e provocando insegurança em todo ser humano. Agradecer à população de Sacramento que confiou seu voto a todos os eleitos no último pleito, colocando-nos como lídimos representantes do povo para conduzir com responsabilidade o destino de nossa cidade nos próximos 4 anos; na certeza de promover o progresso e a justiça social, sonhado por todos. Agradecer aos nossos familiares, eu em especial à Darcy que muito me apoiou nesse ano de tantas dificuldades, e aos nossos apoiadores que nos conduziram a essa vitória. Agradeço, ainda aos vereadores, pela confiança na eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2021-2022, com o compromisso de um Legislativo forte, ético e que vá de encontro aos anseios da sociedade. Cumprimentar o Prefeito Baguá e o vice-prefeito Juninho Trevisan pela reeleição e que deem continuidade à excelente administração realizada em prol de nosso município. Enfim, o ano de 2020 não foi nada fácil, de muita tristeza pela perda de entes queridos, pelo sofrimento de tantos brasileiros, que ficaram desempregados, pelas famílias desagregadas e desamparadas, mas, acima de tudo, nos mostrou a importância do amor como forma de sobrevivência. Que esse novo ano seja uma porta aberta para novas esperanças, novos recomeços e a concretização de novos sonhos. O que eu desejo a vocês, daqui para frente, é que transformem a dor em lembranças, e que carreguem no peito a esperança de que 2021 será diferente. Em 2020 Deus nos fez mais fortes, em 2021 nos fará mais felizes.”

 

Passando aos procedimentos finais, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e nomeou a Comissão do Recesso, composta pelos Vereadores Márcio Luiz de Freitas, Sgto. Edna Aparecida dos Santos Almeida e Rosiléia da Costa Borges. Em seguida, convocou os Vereadores para a 1ª Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 1º de fevereiro de 2021, às 19h15, na Sala de Sessões da Câmara Municipal “Dr. Paulo da Graça Lima”, oportunidade em que serão eleitos os membros das comissões técnicas da Casa e em nome de Deus, declarou encerrada a Sessão Solene.

.