07/10/2019

LANÇAMENTO DE SELO POSTAL “SÉRIE MULHERES BRASILEIRAS” EM HOMENAGEM À CAROLINA MARIA DE JESUS

O Gerente Regional dos Correios de Uberaba; Eder dos Reis Silva, o Secretário de Cultura, Prof. Carlos Alberto Cerchi; Presidente da Câmara Municipal, Matheus Fonseca Bizinoto e o Prefeito Municipal, Dr. Wesley De Santi de Melo fizeram o Lançamento Oficial do Selo

Publicado em 07/10/2019 - 09:04 - Atualizado em 19/06/2020 - 14:26

.

A Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal de Sacramento, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, atendendo solicitação da Empresa Brasileira de Telégrafos, realizaram na noite de sexta-feira (04/10), no Salão Nobre da Câmara, Dr. Paulo da Graça Lima, Solenidade de Lançamento do Selo Postal Série Mulheres Brasileiras que fizeram história, em homenagem à escritora sacramentana, Carolina Maria de Jesus.

A mesa de honra estava composta pelas autoridades: Prefeito Municipal, Dr. Wesley De Santi de Melo; Presidente da Câmara Municipal, Matheus Fonseca Bizinoto; Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Prof. Carlos Alberto Cerchi e o Gerente Regional dos Correios de Uberaba, Eder dos Reis Silva.

Estavam presentes, os vereadores: 2º Secretário, Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende; Maurício Alves Rodrigues; Luiz Devós; O Coordenador de Atendimento e Vendas da Regional dos Correios de Uberaba, Arão Franco de Macedo Júnior; Da Regional dos Correios de Uberaba, Paulo Eduardo Ferreira Coelho; Presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, João Eurípedes Sabino; Vice-Presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Arailda Gomes Alves; Artista Plástica, Marilese de Almeida Pacheco; Secretário Municipal de Saúde, Dr. Reginaldo Afonso dos Santos; Secretário Municipal de Governo, Carlos Antônio Rodrigues; Vice-Presidente da ACE/CDL de Sacramento, Sônia Maria Borges e o Jornalista, Walmor Júlio Silva.

A Artista Plástica Marilese de Almeida Pacheco, recebeu uma orquídea das mãos do Gerente Regional dos Correios de Uberaba, Eder dos Reis Silva em homenagem a bela Exposição evocando a imagem de Carolina Maria de Jesus.

Os Correios homenageiam e divulgam fatos importantes do nosso país através dos Selos Postais.

Esses Selos têm seus motivos aprovados pela Comissão Filatélica Nacional que, anualmente, reúne-se com o compromisso de analisar as propostas para compor o Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais, conforme Art. 3º da Portaria 3063/2018 do Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A Programação Filatélica informa os Selos que serão lançados no decorrer do ano com os motivos, datas e locais de lançamento.

Na Programação Filatélica de 2019 será homenageada na Série Mulheres Brasileiras que fizeram História, Carolina Maria de Jesus, por se tratar de personalidade de grande destaque na História do Brasil.
Ao som de uma das canções compostas por Carolina Maria de Jesus, o Gerente Regional dos Correios de Uberaba, Eder dos Reis Silva juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Prof. Carlos Alberto Cerchi; Presidente da Câmara Municipal, Matheus Fonseca Bizinoto e o Prefeito Municipal, Dr. Wesley De Santi de Melo fizeram o Lançamento Oficial do Selo, assim como ocorreu em São Paulo nessa mesma data.

Dando início aos pronunciamentos, o Gerente Regional dos Correios de Uberaba, Eder dos Reis Silva, destacou: “Os correios tem a honra de prestar homenagem a esta mulher, Carolina Maria de Jesus, e eternizar a sua história neste selo que a pouco lançamos. Agradeço a oportunidade de representar os correios neste momento tão importante para cultura, ciência e arte”.

O Presidente da Câmara Matheus Fonseca Bizinoto, ressaltou: “Sacramento se orgulha mais uma vez de sua ilustre filha, Carolina Maria de Jesus, que através do labor diário soube ensinar as pessoas de como se é uma verdadeira mulher humilde e que pensa numa educação cultural, pois, mesmo não tendo onde escrever, juntando pedaços de papel do lixo, escreveu verdadeiras lições, ao qual são reverenciadas não só no seu país, mas no mundo inteiro”.

O Prefeito Municipal, Dr. Wesley De Santi de Melo, disse: “Nós sacramentanos temos a alegria neste ano que nos preparamos para a comemoração dos 200 anos da cidade, ver uma filha ilustre desta terra com reconhecimento mundial ser homenageada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos com o lançamento de um Selo que levará não somente os traços de uma mulher guerreira, de uma grande escritora, mas de uma sacramentana”.

E para finalizar, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Prof. Carlos Alberto Cerchi destacou a importância deste Selo Comemorativo, que representa o reconhecimento do Brasil e do mundo à história de vida, de trabalho e de força que motivou a escritora Carolina Maria de Jesus em sua jornada. Convidou a todos os presentes para apreciarem os Filmes de Curta Metragem: CAROLINA, do Diretor Jeferson; e PAPEL E O MAR de Luiz Antonio Pilar.

Por sua vez o mestre de cerimônia, Luiz Alberto, finalizou a Solenidade agradecendo a presença de todos.