Família Apaeana Presente na Reunião da Câmara

Publicado em 28/08/2019 - 14:11 - Atualizado em 18/06/2020 - 09:41

Família Apaeana Presente na Reunião da Câmara

Na noite de segunda-feira (26/08), o Plenário desta Casa esteve cheio, contou com a presença da família “APAEANA”, da Trupe de Inclusão, representada por Andréia e Rogério, Léia e Lucília, da Componente do Rotary e também Conselheira do Interact, Jane Araújo Ferreira Martins e dos Interactianos.

A Diretora Administrativa da APAE de Sacramento, Susney Jeronimo fez uso da Tribuna Livre, para falar sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2019, com o Tema: “Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação de Políticas Públicas”, tema tão importante para todas as APAES no Brasil.

Em sua explanação, Susney destacou: “As primeiras APAES no Brasil resultaram do trabalho das famílias de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, devido a ausência de políticas públicas para esses cidadãos. O tempo passou e hoje o movimento APAEANO se resulta em 2.178 APAES espalhadas pelo país, atendendo mais de 350.000 famílias.

O movimento cresceu, ficou adulto e está iniciando a 3ª Idade, pois são 64 anos de existência, com muitas conquistas. O tema vem reafirmar a importância da participação da família, em todos os processos de vida dos seus filhos com deficiência, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação, reabilitação e demais projetos de vida. As políticas públicas são pontos importantes, voltados para as pessoas com deficiências e suas famílias, mobilizando a todos no processo que envolva toda essa temática...”.

O aluno Adeson Carlos Pansani fez as considerações finais e logo em seguida, foi apresentado um vídeo mostrando todo o trabalho desenvolvido com muito amor pela APAE.

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Matheus Fonseca Bizinoto, parabenizou toda a família “APAEANA”, destacando que sempre presenciou o cuidado, carinho, respeito e amor dado às pessoas atendidas naquela instituição, pois foi nascido e criado ao lado da APAE. Finalizou, colocando o Legislativo à disposição.