Pular para o conteúdo principal
SEGURANÇA PÚBLICA

A COMISSÃO DE SEGURANÇA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SACRAMENTO REUNIU-SE COM AS FORÇAS DE SEGURANÇA DO MUNICÍPIO E REGIÃO

Busca de melhorias na área de segurança de nossa cidade e região.

Publicado em 16/03/2022 - 14:18 - Atualizado em 16/03/2022 - 14:21

.

Aconteceu na manhã dessa sexta-feira (11/03), às dez horas, no Plenário ‘Dr. Paulo da Graça Lima’, na Câmara Municipal de Sacramento, a 1ª reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Sacramento, juntamente com as forças de segurança do município, representantes Poder Executivo e da sociedade civil organizada, objetivando realizar análise de conjuntura atual sobre o tema no Município de Sacramento, e busca de melhorias na área de segurança de nossa cidade e região. 

 

Presentes a Juíza de Direito, Dra.Ivana Fidelis Silveira, o Promotor de Justiça, Dr. José do Egito de Castro e Souza, o Delegado Regional, Dr. César Felipe Colombari e Silva, o Delegado de Polícia Civil, Dr. Rafael Jorge, o Comandante da 184ª Cia. de Polícia Militar, Capitão Nascimento, o Comandante da Unidade do Corpo de Bombeiros de Sacramento, 2º Tenente Marcelo Teixeira Caixeta, o Presidente da Câmara Municipal de Sacramento, Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sacramento, Dr. Talhys Andrey Nunes Rodrigues, a Vereadora Ieda Gabriela de Rezende, o Vereador Márcio Luiz de Freitas, o Vereador membro da Comissão de Segurança Pública, Henrique Spirandeli de Andrade, representante o Poder Executivo - Secretário Municipal de Governo, Leonardo Gobbo e Assessor de Imprensa Marcelo de Paula, Conselho Comunitário de Defesa Social - Presidente o Sr. Francisco Rafael da Silva Neto e o Tesoureiro Dr. Onézio Francisco Cruvinel, a representante da Associação Comercial e Empresarial, Sra. Maria Inês Silva da Fonseca, o proprietário da empresa de segurança Net Tel, Sr. Guilherme Borges de Rezende e a Presidente da Comissão de Segurança, Vereadora Sgto. Edna Aparecida dos Santos Almeida, que conduziu a presente Reunião. 

 

Após breve introdução, a Presidente passou a palavra ao Delegado de Polícia Civil, Dr. Rafael Jorge, que apresentou estatísticas da atuação da Polícia Civil em nossa cidade no ano de 2021, e como reivindicação, solicitou aumento do efetivo para a Polícia Civil em nosso município que é escasso. 

 

Em seguida, o Delegado Regional Dr. César Felipe Colombari e Silva, disse que atualmente é o responsável da região do Triângulo Sul e que vai investir na Polícia Civil na parte de tecnologia, através de equipamentos e treinamentos, tendo a cidade de Sacramento como prioridade. Disse também que uma possível solução para a Polícia Militar, seja a locação de veículos para serem utilizados nas rondas e nos demais serviços da Companhia. Informou que doravante haverá adequações administrativas, pois foi criado o plantão virtual, o que possibilitará melhores condições ao Delegado e aos munícipes. 

 

O Comandante da 184ª Cia. de Polícia Militar, Capitão Nascimento, com a palavra, apresentou dados estatísticos de nosso município com relação a criminalidade e demais ações da Polícia Militar. Após, fez reivindicações, solicitando aumento do efetivo policial, bem como aquisição e reparos na frota de veículos da Polícia Militar de nossa cidade. Solicitou aos vereadores que envidem esforços para aquisição dos equipamentos necessários para o bom andamento dos serviços das polícias.

 

O Comandante da Unidade do Corpo de Bombeiros de Sacramento, 2º Tenente Marcelo Teixeira Caixeta, destacou a grande demanda do serviço de corpo de bombeiros no Município, informando a quantidade de atendimentos já realizados em Sacramento, ressaltando a necessidade de viatura adequada para atendimento na zona rural, para transportar vítimas em melhores condições. Solicitou, ainda, que seja firmada parceria para que se conserte uma viatura, a qual será destinada ao corpo de bombeiros. 


A Juíza de Direito, Dra. Ivana Fidelis Silveira, destacou as atuações das polícias Civil e Militar, tecendo comentários elogiosos às duas corporações. Criticou o fato de alguns presos terem como privilégio uma modalidade denominada “semi-aberto harmonizado”, ressaltando que muitos voltam a cometer crimes quando estão neste tipo de regime. Disse estar assustada com a quantidade de jovens que atualmente estão no mundo das drogas, e sugeriu que, urgentemente, haja diálogo e conscientização com os jovens sacramentanos, ressaltando que algo deve ser feito para que haja uma forma de diminuir a disseminação das drogas, seja através de palestras, seja por ações da Polícia Militar. Finalizando, colocou-se à disposição para quaisquer demandas. 

 

O Promotor de Justiça Dr. José do Egito de Castro e Souza disse que houve significativas melhorias na delegacia de polícia e no presídio local. Também criticou benefício concedido a presos, denominado “semi-aberto harmonizado”, sugerindo parceria com a Administração Municipal para que os presos contribuam com serviços em prol da sociedade. Disse que é muito importante, que medidas mais duras sejam implantadas com a finalidade de diminuir a criminalidade. Destacou também, que conseguiu junto a uma empresa privada da cidade, duas motos que atualmente estão em desuso, solicitando que seja providenciada aquisição de veículos para a Polícia Militar. Finalizando, ressaltou o trabalho realizado por todas as áreas de atuação do Ministério Público, bem como da Justiça e das forças de segurança. 

 

Representando o Prefeito, o Assessor de Imprensa, Marcelo de Paula ressaltou que o Poder Executivo será parceiro nas ações apresentadas.

 

Também fizeram uso da palavra, o presidente da Câmara, Vereador Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, a 1ª secretária, Vereadora Ieda Gabriela de Rezende, o Vereador Henrique Spirandeli de Andrade, e o vice-presidente, Vereador Dr. Talhys Andrey Nunes Rodrigues, oportunidade em que manifestaram apoio à Comissão de Segurança da Casa e demais segmentos da sociedade presentes na reunião e se disponilizaram em contribuir no que for necessário para a realização das reivindicações sugeridas. 

 

A Presidente da Comissão de Segurança Pública, Vereadora Sargento Edna fez suas considerações finais, ressaltando que todas as reinvidicações apresentadas, serão tomadas providencias cabíveis, no intuito de buscar solucionar os problemas detectados, visando melhor segurança pública do Município. Por fim, enunciou que será agendada a próxima reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Sacramento, para o segundo semestre do corrente ano.