Pular para o conteúdo principal
TRABALHO DOS VEREADORES

5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO

Aconteceu nessa segunda-feira (14/03) no Plenário da Câmara.

Publicado em 18/03/2022 - 11:26 - Atualizado em 25/03/2022 - 11:29

.

O Presidente declarou aberta, sob a proteção de Deus, a presente Sessão.

 

Iniciando os trabalhos, a Secretária da Casa, a vereadora Ieda Rezende leu o expediente.

O Presidente solicitou inversão de pauta para entrega de cartão de prata pelo vereador Marzola ao senhor Aldo Abadia Cintra, conhecido como Dadinho, pela organização da tradicional cavalgada/romaria até a região de Água Suja, há mais de quinze anos, extensivo a todos os muladeiros e cavaleiros do município de Sacramento.

 

Logo após, passou-se a leitura de Pareceres pelos presidentes das Comissões.

 

Em seguida, o Secretário Municipal de Governo, Leonardo Gobbo Ferreira fez uso da Tribuna Livre, atendendo aos Requerimentos nos 2 e 92/2022, para prestar esclarecimentos acerca da concessão de licença para realização dos eventos “Tim Sunrise” e “Reveillon Café de La Musique Rifaina” realizados nos dias 30 e 31 de dezembro de 2021.

 

Passou-se à Ordem do Dia onde foram apresentados:

 

  1. Projeto de Lei nº 1/2022, do Executivo Municipal que “Altera a Lei Municipal nº 1.399/2014, que ‘Dispõe sobre o não ajuizamento de execução fiscal e o protesto dos créditos do município de Sacramento’”. APROVADO POR TODOS OS VEREADORES.

Não havendo mais projetos a serem apreciados, passou-se ao Grande Expediente, onde foram apresentadas Indicações e Requerimentos pelos vereadores:

 

DR. PEDRO TEODORO RODRIGUES DE RESENDE

 

INDICAÇÃO:

  • INDICOU o Anteprojeto de lei que "Dispõe sobre a isenção do pagamento no estacionamento rotativo "Zona Azul - no município de Sacramento/MG aos idosos, portadores de necessidades especiais e gestantes, e dá outras providências", para que após aprovado, seja inserido na Lei Municipal nº 1.831, de 11 de novembro de 2021. (IND.60/2022)

 

REQUERIMENTOS:

  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, conjuntamente com a Secretária Municipal de Assistência Social, senhora Sílvia Madalosso Dreher, uma relação completa de todos os nomes dos munícipes que fizeram as inscrições para o imóvel no Loteamento Celso Bizinoto de Almeida “Barão”, até a presente data; (REQ.127/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, saber quando será criada a Polícia Municipal do Meio Ambiente; (REQ.128/2022)
  • REQUEREU à Mesa Diretora, o envio de ofício ao correspondente da Caixa Econômica Federal, TK Empreendimentos Imobiliários, solicitando que encaminhe a relação de nomes encaminhados pela assistência social para aquisição de casas no Loteamento Celso Bizinoto de Almeida “Barão”, até a presente data; (REQ.129/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal conjuntamente com o setor responsável, saber quando será realizada a limpeza e manutenção no bairro Jardim Primavera; (REQ.130/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, saber quando vão ser abertos e colocados para funcionar os banheiros públicos da Praça Getúlio Vargas; (REQ.131/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal conjuntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, saber se em Sacramento será liberado ou mantido a recomendação do uso de máscara; (REQ.132/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal conjuntamente com o setor responsável, que viabilize a construção de redutor de velocidade na Rua Manoel Soares, antiga Rua das Flores; (REQ.133/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que compre um castra móvel para o município; (REQ.134/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que busque a integração do município ao programa do governo de Minas “Conheça seu amigo”, que realizará a microchipagem de cães e gatos em situação de rua, sob tutela de ONGs ou pertencentes à população de baixa renda; (REQ.135/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que revitalize a Praça Nossa Senhora da Abadia; (REQ.136/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal conjuntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, que informe o número de casos positivos de dengue em Sacramento nos anos de 2020 e 2021; (REQ.137/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal conjuntamente com o setor responsável, saber se está sendo realizada campanha educativa de forma contínua para a separação do lixo seco/úmido; (REQ.138/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que proceda o mais rápido possível, o asfaltamento da Rua Carijós, localizada no bairro João XXIII, próximo às ruas José de Alencar e Lafaiete Goulart; (REQ.139/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal conjuntamente com a Secretária Municipal de Assistência Social, que seja agendada uma visita à residência da Senhora Jussara Correia da Silva para constatar a necessidade de contemplação no programa Promorar; (REQ.140/2022)
  • REQUEREU à Mesa Diretora o envio de ofício ao DER/MG, solicitando com urgência, o recapeamento da Rodovia MG-190. (REQ.141/2022)

 

  • Procedeu a leitura de Ofício nº 73/2022 de sua autoria, encaminhado à 2ª Promotoria de Justiça de Sacramento, em nome da Dra. Carla Rodrigues Fazuoli, no qual solicitou providências legais junto a Secretária Municipal de Assistência Social, Senhora Silvia Madalosso Dreher, para que a partir desse momento as inscrições realizadas na Secretaria Municipal de Assistência Social, sejam realizadas mediante protocolo com número de inscrição para o Loteamento Celso Bizinoto de Almeida, bem como para os próximos conjuntos residenciais a serem construídos em que a prefeitura faça doação de terrenos, casas, ou possibilite concessões de imóveis, atendendo aos princípios da publicidade e transparência,  para fiscalização e acompanhamento dos procedimentos.
  • Cumprimentou o prefeito municipal e o Secretário Municipal de Cultura, Luiz Carlos de Souza Júnior, pelos eventos realizados em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e parabenizou todas as mulheres pelo seu dia comemorado no último dia 8 de março.
  • Comentou também que a prefeitura municipal publicou em sua página em rede social que estará procedendo a limpeza de terrenos baldios, reivindicação antiga de vários vereadores, e que espera ver o prefeito municipal colocando a ação em prática.
  • Disse que solicitou à secretaria e ao jurídico da Casa para estudar a possibilidade de apresentar um projeto de lei para inserir na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, emendas parlamentares impositivas municipais.

 

 

BANANAL

 

REQUERIMENTO:

  • REQUEREU da Mesa Diretora, que reveja a escala de participação dos vereadores na Rádio Sacramento, visando maior igualdade. (REQ.148/2022)

 

  • Comentou que também solicitou a revitalização da Praça Nossa Senhora da Abadia, bem como a instalação de uma academia ao ar livre e um parque infantil.
  • Disse que acompanhou a participação do vereador Dr. Pedro na Rádio Sacramento, o qual solicitou que a verba da não realização do carnaval seja utilizada na construção de casas, e lhe informou que não há verba especifica disponibilizada para a realização do carnaval, mas que projetos visando a verba estão sendo criados.
  • Comentou também que foram muitas as pessoas que fizeram inscrições para aquisição de casas no Loteamento Celso Bizinoto de Almeida, mas que muitas dessas pessoas não foram contempladas devido a restrições em seus nomes e pela falta de renda mínima familiar de R$ 1.800,00 (Um mil e oitocentos reais), estipulada pelo governo federal. Disse ainda que o município de Sacramento precisaria construir no mínimo trezentas casas, mas que no momento não há orçamento para tal, citando as dificuldades que o país está atravessando.
  • Comentou que a maioria da população gosta de participar de eventos e que antes destes acontecer, muitas providências são tomadas como, por exemplo, a expedição de alvará e comunicação ao Poder Judiciário e a polícia militar.
  • Disse ser a favor da realização de eventos e que a flexibilização que já houve se faz necessária, ressaltando que os mesmos muito contribuem para a geração de renda no município.
  • Parabenizou a administração municipal pelo pagamento do piso salarial dos professores e agradeceu ao presidente da Casa pelo atendimento a seu pedido de correção do valor do Vale Alimentação dos servidores da Câmara Municipal de Sacramento.

 

 

MARZOLA

 

INDICAÇÕES:

 

  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que veja a possibilidade de concessão de isenção de pagamento no estacionamento rotativo para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, conforme Lei nº 1.831, de 11 de novembro de 2021; (IND.59/2022)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que proceda a recuperação da ponte da Tiborna, bem como que veja a possibilidade da construção de uma ponte de concreto no local; (IND.66/2022)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que proceda a construção de uma via de ligação entre os bairros Jardim das Acácias e Alto das Torres aos bairros Jardim Oliveira e Jardim Alvorada. (IND.67/2022) Num aparte, o vereador Bananal, líder do governo, informou que a ligação dos bairros já está sendo providenciada, e que inclusive o bairro Jardim Vitória irá interligar os mesmos.

Continuando, o vereador Marzola citou o crescimento do município com a construção da Avenida Ana Cândida de Oliveira que interligou bairros e comentou que as obras de recapeamento no município e a construção da pista de caminhada na Rodovia Antenor Duarte Vilela serão iniciadas.

  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que proceda a limpeza de um terreno ao lado da residência localizada na Rua Professora Ivone Maria de Melo Alves nº 155, no bairro Alto Boa Vista; (IND.68/2022)
  • INDICOU à Mesa Diretora, que proceda a troca de lâmpada que está piscando no Salão de Despacho da Câmara Municipal de Sacramento; (IND.69/2022)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que veja a possibilidade de instalação de ecopontos, nos moldes do instalado no bairro Rural Sete Voltas, na entrada da região da Tiborna, bem como na entrada dos ranchos, sentido Bar do Aniceto; (IND.70/2022)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que denomine o campo de futebol do bairro Cohab de Leonardo do Prado e Silva, filho de Adelina do Prado e Gilson Firmino, sendo uma das primeiras famílias a residirem no bairro na década de 1980; (IND.71/2022)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que denomine de “Faísca”, que foi um grande desportista, a quadra de esportes que está sendo revitalizada no Condomínio Milton Skaff. (IND.72/2022)

 

 

REQUERIMENTOS:

 

  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal e a confecção de um cartão de prata aos organizadores da CPMM – Copa de Marcha Mirim, Arts Comunicação, Dudu Idualte Assessoria, Lucas Bizinotto, Nathalia Ranuzzi, Vitor Farrier, Saul Sebastião e Dudu Oliveira (Espetinho do Dudu), pela realização da 4ª Prova de Marcha Mirim, no último dia 12 de março, na Vila Hípica, incentivando e motivando crianças e adolescentes (6 a 18 anos), a praticar o esporte equestre; (REQ.149/2022)
  • REQUEREU da Mesa Diretora, o envio de ofício de cumprimentos ao Diretor de Infraestrutura e Limpeza Urbana, Marino José Martins Lobato, pela limpeza procedida no Distrito de Desemboque, a qual abrilhantou ainda mais a segunda etapa da prova do 4º Rally Minas Brasil. (REQ.150/2022)

 

  • Finalizando, comentou sobre os diversos campeonatos esportivos ocorridos no decorrer da semana, parabenizando o Secretário Municipal de Esportes e demais envolvidos.

 

 

HENRIQUE SPIRANDELI DE ANDRADE,

 

INDICAÇÃO:

  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, a doação de exemplares dos livros da escritora sacramentana, Carolina Maria de Jesus; (IND.73/2022)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que determine ao setor competente, a limpeza periódica nas lixeiras comunitárias alocadas nas vias de nosso município; (IND.74/2022)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, o recapeamento asfáltico nas ruas Assyncrito Natal, Orestes Canassa e Belcholina Almeida Jerônimo, e que notifique a empresa que realizou o asfaltamento das ruas Orestes Canassa e Belcholina Almeida Jerônimo, para que possa reparar o serviço de péssima qualidade, averiguando ainda se o serviço foi realizado de acordo com o edital da referida obra; (IND.75/2022)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, o atendimento às solicitações que seguem descritas, visando melhorar o atendimento do Conselho Tutelar Municipal: que forneça cadeiras para as conselheiras e seus usuários, armários para arquivo, melhorias na brinquedoteca, informatização do trabalho das conselheiras, bem como digitalização dos prontuários de atendimentos, resguardando todos os procedimentos realizados, manutenção periódica do veículo do Conselho Tutelar, e que dê novamente autonomia para que as conselheiras consigam vagas nas creches, tendo em vista que elas são o pronto atendimento das demandas de vulnerabilidade das famílias sacramentanas. Num aparte, o vereador Marzola disse que a prefeitura, juntamente à promotoria, realiza o cadastramento através de uma lista única para vagas em todas as creches do município, e que talvez fosse prudente colocar uma conselheira para participar do processo. (IND.76/2022)

 

REQUERIMENTO:

  • REQUEREU da Mesa Diretora, o envio de ofício de cumprimentos ao Sargento Oliveira, pela participação na manifestação voluntária junto ao Governo do Estado, em busca de várias melhorias para a categoria. (REQ.152/2022)

 

  • Comentou que cada vez mais os jovens se afundam no mundo das drogas, sendo preciso combater na forma repressiva, mas também com educação e cultura, fazendo um trabalho de conscientização através de palestras e etc.
  • Rememorou que na presente data comemora-se o nascimento da escritora sacramentana reverenciada mundialmente, Carolina Maria de Jesus, ressaltando que nesta semana se inicia as comemorações alusivas à escritora, instituída pela Lei nº 1.446/2015. Aparteando, o vereador Dr. Pedro disse que na presente data a prefeitura municipal está promovendo uma Noite Cultural em homenagem a escritora.
  • Comentou sobre a reunião da Comissão de Segurança Pública realizada no último dia 11 de março, juntamente com as forças de segurança do município, onde foram discutidas as principais demandas que precisam ser realizadas, destacando que é preciso incentivar ainda mais a cultura.
  • Parabenizou ainda, a vereadora Sargento Edna que também esteve presente lutando pela classe.
  • Finalizando, questionou o fato do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ter repassado quase R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais) em verbas ocultas somente para dez deputados mineiros, dizendo que a verba deveria ter sido distribuída igualmente entre todos.

 

 

SGTO. EDNA

 

INDICAÇÕES:

  • INDICOU à Mesa Diretora, a expedição de ofício de cumprimentos ao Sargento Emildo Augusto da Silva, pela merecida transferência para a reserva remunerada; (IND.64/2022)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo, que estude a possibilidade do retorno da parceria com o judiciário para que os presos albergados possam trabalhar no município. (IND.65/2022)

 

 

REQUERIMENTO:

  • REQUEREU à Mesa Diretora que solicite dos nobres parlamentares, que entrem em contato com os deputados de suas bases partidárias, visando aquisição de duas viaturas para serem utilizadas pela Polícia Militar, e um veículo tipo caminhonete, para o corpo de bombeiros de nosso município, para atendimento a ocorrências na zona rural. (REQ.126/2022)

 

  • Solicita, ainda, apoio junto aos deputados para inauguração do presídio de Iturama, visando transferir os detentos daquela cidade que hoje estão em Sacramento, para a unidade construída em Iturama.
  • Disse que está agendando reunião com o comandante da 5ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia para solicitar o aumento do efetivo da polícia militar do município de Sacramento.
  • Num aparte, o vereador Bananal informou que já solicitou ao Deputado Federal Aelton Freitas as demandas da polícia militar apresentada pela vereadora que o antecedeu. Finalizando, a vereadora Sgto. Edna agradeceu aos servidores Dr. Onézio, Rosemary, Wagner, Adriana Miguel e demais, pelo apoio na realização da reunião de Segurança Pública.
  • Comentou sobre a reunião da Comissão de Segurança Pública dizendo que foi muito proveitosa, onde foram debatidos vários assuntos como o uso de drogas e violência doméstica.
  • Comentou sobre a manifestação ocorrida no último dia 9 de março em Belo Horizonte formada por cerca de cinquenta mil agentes de segurança pública do Estado de Minas Gerais na qual reivindicou a recomposição salarial para a categoria. Disse que o Estado de Minas Gerais é considerado o mais seguro do país, graças ao excelente trabalho desenvolvido por esses agentes.

 

 

ENG. AGR. IEDA REZENDE

 

REQUERIMENTOS:

  • REQUEREU da Mesa Diretora o envio de ofício à Secretaria Municipal de Esportes, solicitando a reforma de todos os campos de futebol do município de Sacramento, em especial nos banheiros, alambrados e muros; (REQ.142/2022)
  • REQUEREU da Mesa Diretora o envio de ofício à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, para que veja a possibilidade de fazer a doação de mata-burro para o produtor rural Hermes Martins Nunes, na Fazenda Divisa; (REQ.143/2022)
  • REQUEREU da Mesa Diretora o envio de ofício à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, no departamento de limpeza, solicitando a retomada da inspeção da dengue nas casas; (REQ.144/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, que proceda ao recapeamento asfáltico na Rua Tia Belcholina Almeida Jerônimo, no bairro João XXIII, pois o Deputado Franco Cartafina enviou recurso especificamente para atender este pedido; (REQ.145/2022)
  • REQUEREU da Mesa Diretora, o envio de ofício ao Deputado Estadual Bosco, solicitando saber se há possibilidade de alguma emenda parlamentar para ser destinada na compra de uma viatura para a Polícia Militar; (REQ.146/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, saber se já foi adquirida a caixa d’água solicitada por esta vereadora no ano de 2021, a qual seria destinada à comunidade dos Vitorinos; (REQ.147/2022)
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal a doação de um mata-burro ao produtor Claudio Antonio de Almeida na Fazenda Gameleira; (REQ.151/2022)

 

  • Solicitou constar em ata o pedido de reforma de todos os campos de futebol do município de Sacramento.
  • Finalizando, agradeceu os Deputados Federais Franco Cartafina e Zé Vitor pelas emendas parlamentares destinadas ao recapeamento asfáltico do município de Sacramento.

 

 

GREGÓRIO PEREIRA PINHEIRO

 

INDICAÇÕES:

  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que proceda a abertura do canteiro central para passagem de veículos na Avenida Dr. Felipe Venites, perpendicular com a Rua Ivanir Júlio da Silva, no Bairro Alto da Estação; (IND.61/2022)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, que proceda a abertura do canteiro central para passagem de veículos na Avenida Domingos Magnabosco, perpendicular com a Rua Brasiliano de Carvalho, antiga Rua 16; (IND.62/2022)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal e que proceda a abertura do canteiro central para passagem de veículos na Avenida Major Ataliba José da Cunha, perpendicular com a Rua José Borges dos Santos Sobrinho, no bairro Santo Antonio. (IND.63/2022)

 

  • Agradeceu a todos os vereadores e a assessoria de comunicação da Casa, pelo empenho na divulgação do pedido de ajuda da Casa do Menor Rosa da Mata para aquisição do Certificado do Cebas.
  • Parabenizou o Secretario Municipal de Cultura, Luiz Carlos de Souza Júnior pela realização da Noite Cultural em homenagem a escritora Carolina Maria de Jesus. Num aparte, a vereadora Eng. Agr. Ieda Rezende, também cumprimentou o Secretário Municipal de Cultura, Luiz Carlos de Souza Júnior, Meire e Luiz Alberto da Silva pela realização de evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher.
  • Continuando, o vereador Gregório Pinheiro disse que apresentará um ofício ao presidente da Casa com sugestão de horários para participação na Rádio Sacramento.

 

 

PROFESSORA LÉIA

 

INDICAÇÃO:

  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, juntamente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que autorize o corte de árvores de grande porte e o replante de árvores de porte menor em ruas situadas no bairro João XXIII, pois vem causando danos nas calçadas, muros e fios elétricos. (IND.77/2022)

 

 

REQUERIMENTOS:

  • REQUEREU da Mesa Diretora o envio de ofício de cumprimentos ao Rotary Club Sacramento pelo evento realizado no último dia 12 de março, em comemoração a seu aniversário de 31 anos, também parabenizando todos os homenageados com a Comenda Liderança Rotária Maria Devós; (REQ.153/2022)
  • REQUEREU da Mesa Diretora, o envio de ofício de agradecimentos ao Diretor de Infraestrutura e Limpeza Urbana, Marino José Martins Lobato, que coordena toda a equipe de servidores e em nome do Auxiliar de Serviços Urbanos, Edson Alves dos Santos e do Diretor de Serviços Urbanos, Yuri Albert de Campos Araújo que sempre atenciosos, executam as solicitações dos moradores através das indicações desta vereadora. (REQ.154/2022)

 

  • Parabenizou e agradeceu o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, José Luiz Martins pelo excelente trabalho que vem desempenhando e pelo atendimento a suas indicações, ressaltando a capacitação da feira livre que será realizada pela secretaria junto ao Emater, no próximo dia 16 de março, às 13h, no Centro de Apoio ao Produtor Rural.
  • Agradeceu também o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marinho Martins Severino Segundo, pelo atendimento às suas indicações.
  • Cumprimentou a Secretaria Municipal de Cultura e equipe pela realização de eventos comemorativos ao Dia Internacional da Mulher.
  • Agradeceu o senhor Edson Santos e equipe pela limpeza e poda de árvores, o Senhor Yuri Albert e equipe pela realização da operação tapa buracos, e o senhor Orlando Gonçalves de Faria e equipe pelo patrolamento realizado em frente ao Scala Nutrição Animal e ao Barracão de alho. Aparteando, a vereadora Eng. Agr. Ieda Rezende, também agradeceu ao senhor Orlando Gonçalves de Faria e equipe pelo atendimento a sua indicação de manutenção na estrada que liga os bairros rurais de Quenta-Sol a Sete Voltas.
  • Finalizando, a vereadora Professora Léia agradeceu também o Secretário Municipal de Esportes pelo atendimento as suas indicações.

 

 

DR. TALHYS ANDREY NUNES RODRIGUES

 

  • Comentou sobre a tarifa denominada “Bandeira Escassez Hídrica” dizendo que vem sendo cobrada indevidamente na fatura mensal de energia, visto que, o volume de água que entrou nos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras durante 2020 foi o quarto melhor ano da última década, expondo ainda fatos apontados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB de que a crise hídrica foi fabricada com o objetivo de maximizar os lucros dos empresários do setor.
  • Solicitou aos vereadores que entrem em contato com seus deputados visando à isenção da citada tarifa.
  • Com satisfação, comentou sobre o projeto de lei “Nossa horta” que adentrou a Casa, de autoria da Subsecretaria de Desenvolvimento Rural visando a produção de hortaliças para serem doados às entidades do município de Sacramento e parabenizou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, José Luiz Martins pela iniciativa.
  • Disse também que esteve na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e que ficou animado em ver as ações e projetos que esta secretaria pretende colocar em prática ainda neste ano de 2022 em favor dos animais abandonados e dos protetores de animais que exercem a guarda responsável.
  • Cumprimentou em nome da APAS todos os protetores de animais, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marinho Martins Severino Segundo e toda a sua equipe, coordenada pelo senhor Daniel.

 

Nada mais havendo, o Presidente da Casa, em nome de Deus, declarou encerrada a Sessão.