Pular para o conteúdo principal

Dezembro Vermelho: Mês de Prevenção e Enfrentamento ao HIV, à Aids e outras ISTs

Publicado em 03/12/2025 - 14:28 - Atualizado em 03/12/2025 - 14:30

O cuidado preventivo e o combate ao preconceito são essenciais para enfrentamento do HIV/Aids

Neste mês, a Câmara Municipal de Sacramento destaca a campanha “Dezembro Vermelho”, que reforça a importância da prevenção e do enfrentamento ao HIV, à Aids e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação, realizada por meio do Projeto Cores Que Conscientizam, tem como objetivo orientar a população sobre cuidados preventivos, tratamento adequado e garantia de direitos.

 

Você conhece a diferença entre HIV e Aids? O HIV é o vírus que ataca o sistema imunológico, reduzindo as defesas do organismo. A transmissão ocorre principalmente por relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas ou agulhas contaminadas e da mãe para o bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação. Quando não tratado, o vírus pode evoluir para a Aids, estágio em que o sistema imunológico se encontra gravemente comprometido.

 

A epidemia do HIV ganhou destaque mundial nos anos 1980, quando a Aids era considerada uma doença quase sempre fatal. Hoje, embora ainda não exista cura, os avanços científicos, o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento permitem que as pessoas vivam com qualidade de vida. No entanto, o preconceito e a falta de diálogo sobre o tema ainda dificultam a busca por testagem e tratamento.

 

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, no Brasil, 92% das pessoas em tratamento alcançaram carga viral indetectável, o que reduz drasticamente a transmissão e mantém a saúde controlada. Esse avanço é garantido pelos serviços do SUS, que disponibiliza gratuitamente o tratamento antirretroviral, conhecido como “coquetel”.

 

A prevenção continua sendo essencial. O uso de preservativos em todas as relações sexuais, a realização de exames regulares e o acesso aos tratamentos preventivos — PrEP e PEP, antes ou após situação de risco — são estratégias eficazes para evitar a infecção. Além disso, manter a vacinação em dia, realizar testagens frequentes e garantir acompanhamento médico são medidas importantes para a proteção da saúde.

O movimento “Dezembro Vermelho” reforça a importância de buscar informações confiáveis, praticar o autocuidado e utilizar os serviços de saúde disponíveis.

 

Câmara Municipal de Sacramento

Escola do Legislativo “Vereadora Dra. Ivone Regina Silva”