18ª Reunião Ordinária - 1º Período - 14/06/2021

INDICAÇÃO:

• INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, a doação de um mata burro para ser instalado na entrada da propriedade do senhor Luiz Fernando Rodrigues, Fazenda Olhos D’Água, na região dos Diogos. (IND.401/2021)

REQUERIMENTO:

• REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal providências no tocante ao distrito do Desemboque, município de Sacramento: 1) Determinar à Secretaria Municipal de Cultura, para, junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA – proceder às restaurações  necessárias e urgentes nas igrejas Matriz de Nossa Senhora do Desterro e à Capela Nossa Senhora do Rosário, ambas igrejas tombadas pelo instituto em 1984, e , ainda, reparações na torre de sineira; 2) Manutenção do portal de entrada do distrito do Desemboque, e, ainda, limpeza da pracinha local. A beleza e a riqueza destas igrejas, patrimônios tombados, guardam a história de nossa gente e devem ser preservadas com toda a responsabilidade dos gestores públicos. E, para além da importância histórica daquele local, Desemboque tem sido, ultimamente, um lugar bastante frequentado por vários turistas que aderiram ao turismo cultural agregado ao turismo ecológico. E, devido à proximidade com o Parque Nacional da Serra da Canastra, com as cachoeiras, riachos e demais serras e pontos turísticos ao derredor, mister a preservação do nosso acervo cultural e histórico, pois além do dever do zelo para com a coisa pública é de suma importância causar boa impressão aos turistas, que buscam a exuberância de nossa região, fauna e flora também. (REQ.188/2021)

• Comentou sobre indicação apresentada no dia 29 de março último, que solicitava inclusão de rotas de ônibus coletivos nos bairros novos da cidade, informando que haverá aquisição de novos ônibus para atendimento a estas demandas.
  • Comentou sobre ofício enviado para o Deputado Franco Cartafina, o qual solicitava verba para compra de trator e placas para a Secretaria de Turismo, informando que a doação do trator será de grande valia para os produtores rurais de nossa cidade.
  • Comentou ainda que abriu em suas redes sociais uma caixa de perguntas, possibilitando à população que participe ativamente das atividades políticas de nossa cidade, e que o principal assunto foi as casas do novo loteamento Celso Bisinoto de Almeida e sobre a ciclovia, dizendo que ambos projetos estão em andamento e futuramente a população será contemplada.
  • Falou também que foi questionada sobre os critérios utilizados pela Administração Municipal sobre os cuidados, por parte dos proprietários, com os terrenos baldios em nossa cidade, dizendo que apresentará pedido posteriormente ao Executivo Municipal questionando estes procedimentos. Aparteando, o vereador Bananal informou que as questões relacionadas a terrenos baldios devem ser denunciadas para que as providências sejam tomadas pelo Executivo Municipal. Num aparte, o vereador Gregório Pinheiro lembrou que foi aprovado hoje o projeto de lei que cria a ouvidoria do município.