16ª Reunião Ordinária - 1º Período - 24/05/2021

INDICAÇÃO:

• INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, juntamente com o SAAE, que veja a possibilidade de construção de um canal de água para o povoado de Sete Voltas, entre o poço artesiano de propriedade de Paulo Henrique João, que se encontra próximo à caixa d’água. Ressalte-se que o proprietário disponibilizou vazão de seu poço artesiano para complementar o abastecimento de água naquela comunidade. (IND.352/2021)

• REQUEREU do Chefe do Poder Executivo Municipal, que proceda, juntamente com o setor competente, o levantamento de dados técnicos a respeito da demanda de energia em nosso município, visando atender atuais e futuros empreendimentos, visto que hoje esta questão é um entrave para este progresso de setores que dependem diretamente deste investimento; (REQ.157/2021)
  • REQUEREU da Mesa Diretora, o envio de ofício à empresa Método, da cidade de Araxá/MG, dela solicitando providências quanto à iluminação e instalação de lâmpadas de led no Bairro DER, visto que desde que foi implantada em nosso município a taxa de iluminação pública (Cosip), aquele local não conta com este benefício e, mesmo assim, continua a contribuir com o citado tributo; (REQ.158/2021)
  • REQUEREU da Mesa Diretora, o envio de ofício à empresa RV soluções elétricas, dela solicitando a troca de lâmpadas nos Bairros Alto Santa Cruz e Cajuru. (REQ.159/2021)

• A vereadora falou sobre a água e a energia elétrica, temas por demais debatidos;
  • Sobre a água disse do período de seca que se aproxima e que esse foi um ano atípico, apelou para o uso racional da água;
  • Falou sobre a infraestrutura hídrica da cidade que é arcaica e instalada ainda no subsolo, e da necessidade de remanejar essa estrutura antiga, e urge a instalação de um “reservatório mãe”, justificando a demanda da população e o crescimento da cidade. Salientou que, com substituição dessas tubulações antigas o problema será sanado.
  • Agradeceu a Paulo Henrique João pelo excelente trabalho de empreendedorismo que alavancou a produção de abacate a nível nacional, e que se dispôs a ceder a vazão de poço artesiano para abastecer o reservatório daquela comunidade.
  • Sobre a energia, agradeceu a presença na cidade do deputado estadual Bosco (Avante), que sempre ofereceu suporte à cidade, e que antecipou auxílio dele sobre a demanda de energia, principalmente na zona rural que tem crescido muito na parte de irrigação que demanda o uso de energia elétrica, que, por motivo de quedas constantes na distribuição da CEMIG, produtores têm sofrido prejuízos nas suas culturas.
  • Discorreu sobre sugestão do deputado, sobre estudo para o aumento e expansão de rede de energia elétrica no município; que o Brasil é um dos potenciais hídricos do mundo e que Sacramento possui quatro usinas hidrelétricas na beira do Rio Grande, fonte de altíssimos lucros em royalties e ICMS para o município, e solicitou apoio dos colegas no intento.
  • Informou, ainda, que o problema da energia elétrica impede o crescimento econômico da cidade e citou empresas prejudicadas;