20 DE JANEIRO DE 2021

INÍCIO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM SACRAMENTO

Uma data que ficará marcada na história de Sacramento

Publicado em 22/01/2021 - 10:35 - Atualizado em 02/02/2021 - 14:22

20 DE JANEIRO DE 2021

Em apenas 11 meses, um mutirão de cientistas de todo o mundo conseguiu desenvolver uma vacina contra o COVID-19, o novo Coronavírus.

E nessa quarta-feira, dia 20 de janeiro às 14 horas na Casa da Cultura ‘Sérgio Pacheco’ foram aplicadas as primeiras doses da vacina CoronaVac.

Estavam presentes, o Prefeito Dr. Wesley De Santi de Melo, a 1ª Dama, Tereza Abrate de Melo, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Reginaldo Afonso dos Santos, a Coordenadora da Imunização do Município, Enfermeira Suzy Delgado, os vereadores: Bananal, Sargento Edna, Dr. Thalhys e Marzola e os homenageados a receberem as primeiras doses da vacina: Dra. Waleska (Médica do Centro de Enfrentamento ao Coronavírus); Dr. Guilherme Cintra (médico, anestesista, responsável por realizar os procedimentos invasivos nos pacientes que estão com insuficiência respiratória devido à COVID, antes de serem transferidos para Uberaba); Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende (Médico, Diretor Técnico na Santa Casa de Misericórdia e também Presidente da Câmara Municipal de Sacramento); Aleocárdio Batista de Oliveira (idoso do Asilo “Lar São Vicente de Paulo” e Washington Jesus Peres (motorista da UTI que transporta pacientes confirmados de COVID-19 para a cidade de Uberaba).

As vacinas foram administradas de forma simultânea por Ivone Alves Batista (enfermeira do Programa Melhor em Casa); Renata Aparecida Oliveira Menezes (Técnica de Enfermagem, responsável pela administração de medicamentos nos pacientes positivos ou suspeitos de COVID-19); Suzy Delgado (Coordenadora do Setor de Imunização e Enfermeira no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia); Marta Helena da Silva (Coordenadora de Atenção Básica do Município) e Regina Maria de Oliveira Tertuliano (Técnica de Enfermagem, com 23 anos de atuação no Setor de Imunização do município).

O Prefeito Baguá disse: “Um momento muito importante, início do fim dessa doença, embora de forma muito tímida, mas, cheios de esperança e fé. Essa vacina que também entrará para a história, por ter sido desenvolvida em menos de um ano. Agora é aguardar mais um pouco, que a vacina irá chegar para todos nós. Finalizo, agradecendo a Deus e a todos os profissionais de Saúde que estão na linha de frente”.

Dr. Guilherme disse: “É como se estivéssemos vivendo um pesadelo e essa vacina é como uma luz no fim do túnel”.

Suzy Delgado destacou: “A vacina é a CoronaVac, com uma eficácia de 50% da pessoa não adquirir a doença e 50% que pegar, terá uma forma leve, branda da doença, que não será necessário uma hospitalização, a pessoa conseguirá se curar de uma forma mais fácil, e hoje no município de Sacramento, estamos preparados para receber essa vacina e fazer essa imunização, estamos prontos, com uma equipe maravilhosa, competente, capacitada”.

Dr. Reginaldo disse: “Esse dia 20 é mais que um dia histórico, as pessoas estão reclamando que veio pouca vacina, mas é só o começo. O pouco é muito quando o benefício é enorme. Quando chegar a hora, aconselho todos a vacinarem. Não precisa ter corrida e nem ficarem lamentando, vai chegar a hora para todos”.

Dr. Pedro ressaltou: “A vacina previne doenças e salva-vidas, quem dera se tivesse vacina para todas as doenças que existem, esse é um momento histórico, nós passamos quase um ano de sofrimento no Brasil, na humanidade. Perda de tantos entes queridos, tanta dor, tanto sofrimento, tanto desemprego, e agora surge uma nova esperança, que é a Vacina que irá prevenir de ter e transmitir a doença. Com certeza é uma data que ficará marcada na história de Sacramento, ESPERANÇA DE VIDA, ESPERANÇA DE DIAS MELHORES”.

É importante destacar que, inicialmente, foram apenas 198 doses aplicadas nos profissionais da saúde, aqueles que estão na linha de frente de combate à COVID-19. Atendendo à Lei 2.230/2020, terão prioridade para receber a vacina, idosos, profissionais da saúde, quilombolas, indígenas, acautelados, servidores públicos que, em razão de suas atividades, tenham contato com o público, além de outros grupos de risco.

DIA 20 DE JANEIRO DE 2021, UM MOMENTO ONDE FICOU REGISTRADO, GRATIDÃO A DEUS, ATRAVÉS DE MUITA EMOÇÃO E APLAUSOS.