Pular para o conteúdo principal

José Luiz da Matta

Publicado em 14/07/2021 - 08:55 - Atualizado em 14/07/2021 - 08:58

bocao

JOSE LUIZ DA MATA
(1985/1986)

 

Nasceu aos 7 de fevereiro de 1955, em Sacramento/MG. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Afonso Pena Júnior, onde cursou o 1º grau, e, até a metade do 2º grau, estudou na Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida.

 

Abandonou os estudos para trabalhar de ajudante de caminhão, buscando pedra de calçamento na Fazenda Santa Maria, em Conquista, para depósito da Transportadora Karajá Ltda, no bairro Perpétuo Socorro, de onde posteriormente iam para Uberaba/MG.

 

Aos 14 anos já era motorista do caminhão que transportava pedras daquela fazenda para Sacramento. Aos 18 anos tornou-se motorista profissional, comprando seu primeiro caminhão, passando a transportar cargas para todo o Brasil. Viajou por 20 estados brasileiros.

 

Aos 26 anos tornou-se empresário, fundando juntamente com seus irmãos o Rodoviário Irmãos Matta Ltda, que chegou a possuir duas carretas Scania novas e 4 caminhões Mercedes Bens também novos.

 

Passou em seguida para o ramo imobiliário e da construção civil, fundando a Imobiliária Sacramento Ltda, consttuindo 78 casas populares n residencial “Isaías borges da Matta”, mais conhecido como Bocão, vendendo-as para pessoas de baixa renda.

 

Também foi empresário no setor automobilístico, fundando a firma Parati Veículos Ltda, que funcionou até sua morte, na Avenida Benedito Valadares, onde funciona uma firma revendedora de pneus.

 

Também foi produtor rural, possuindo as Fazendas Carioca, em Conquista/MG, fazenda Cercadinho, em Conquista, e fazenda Rio das Velhas, em Sacramento/MG.

 

 

Elegeu-se vereador à Câmara Municipal de Sacramento/MG, para o exercício de 1983/1988, ocupando a presidência da Casa em 1985/1986, e a vice-presidência em 1987/1988, além de fazer parte das diversas comissões legislativas.

 

Ao falecer, em 1988, estava em plena campanha para eleger-se prefeito municipal de Sacramento/MG, ocasião em que despontava como franco favorito.

 

Morreu 20 dias antes do pleito. Seu funeral foi dos mais concorridos que Sacramento já presenciou. Naquele 27 de outubro de 1988 foi decretado feriado municipal, com o fechamento de todo comércio, bancos e indústria.

 

Foi um homem de espírito criativo, ajudava a todos que lhe acorriam, sem distinção, mormente pessoas pobres e entidades de auxílio. Contribuía com todos os eventos promovidos na cidade.

 

Morreu em estado de solteiro, deixando um filho que lhe sobrevive, isaías Borges da Matta Neto.