Pular para o conteúdo principal

José Artur Barbosa Afonso

Publicado em 13/07/2021 - 15:43 - Atualizado em 13/07/2021 - 15:48

artur

JOSÉ ARTUR BARBOSA AFONSO
(1973/75)

 

Nasceu em Sacramento, em16 de junho de 1942, concluiu o primário no Grupo Escolar Dr. Afonso Pena Júnior em 1951, tendo sido orientado pela professora Dona Adelaide Tormim.

 

Cursou as três primeiras séries ginasial no Colégio Arquidiocesano de São Paulo e concluiu o curso no Instituto Mackenzie de São Paulo, no qual concluiu também o curso colegial.

 

Formou-se em advocacia pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro em 1966, com 24 anos de idade, inscrevendo-se na OAB/MG sob o nº 12.384.

 

Formou-se em administração de empresas pela Faculdade de Ciências Administrativas e Econômica de Franca, em 1972.

 

Exerceu a advocacia de 1967 até 1970.

 

Como comerciante foi sócio proprietário do “Empório Central”, nos anos de 1968 até 1972.

 

Como industrial, foi sócio- fundador e diretor administrativo da ILASA Indústria de Laticínios de Sacramento, nos anos 1972 até 1976.

 

Sócio fundador e diretor da “Cocal Indústria e Comércio de Café Ltda”. “Café Belém” de 1983 até esta data.
Sempre ligado às atividades rurais, é produtor de leite, café, carne, soja e milho em propriedades próprias e arrendadas. 

 

Pioneiro no plantio de café de cerrado, viveirista de café com mais de 1 milhão de mudas que serviram para incentivar a formação de diversas lavouras no município, pioneiro no confinamento de bois e organizador do primeiro leilão de gado em Sacramento.

 

Iniciou sua vida pública muito cedo, ainda universitário, com apenas 20 anos de idade, sendo eleito vereador pelo Partido Republicano (PR), em 1962.

 

Eleito pela segunda vez em 1966 pela ARENA, quando foi vereador mais votado, obtendo 566 votos num total de 4.433 votos apurados, portanto com um percentual de 12,76% dos votos.

 

Eleito pela terceira vez em 1972, ainda pela ARENA, quando exerceu por três anos consecutivos o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Sacramento, tendo também sido por diversas vezes seu secretário.

 

Honrado por ter tido a oportunidade de servir sua terra ainda na mocidade, quando inegavelmente o vigor e o entusiasmo são maiores, e por ter tido o privilégio de conviver e aprender com os ilustres saudosos colegas: Dr. José Ribeiro de Oliveira, Dr. Hermócrates Correa, Dr. Felipe Venites, Dr. Djalma Afonso do Prado, Fozo R. Maluf e José Afonso Borges, e de poder compartilhar os trabalhos legislativos com os ilustres Desembargadores Dr. Sergio Antônio de Resende e Dr. Antonio Carlos Cruvinel e dos ilustres colegas advogados: Dr. Claudio Afonso de Almeida, Dr. Hidelberto Julio Castanheira, Dr. José Alberto Bernardes Borges, Dr. José Loyola, Dr. José Rosa Camilo, Dr. Jamil Salim Leme, dos companheiros Genesio Carneiro da Cunha, Vani Ramos, Aziz Antonio dos Santos, João Magnabosco, Mário Antonio de Almeida e muitos outros.

 

Eleito e exercendo a vereança concomitantemente com os mandatos do tio prefeito José Sebastião de Almeida e do primo Hugo Rodrigues da Cunha, participou diretamente desta administração como um assessor e em todas as realizações, se destacando a construção do Fórum, da Rodoviária, da Escola Maria Crema, do Parque Municipal da Gruta dos Palhares e do Parque Municipal de Exposições “Hugo Rodrigues da Cunha”.

 

Participou ativamente de uma série de realizações, condizentes com os recursos da época, procurando solucionar os mais graves problemas como o da água, luz, telefone.

 

Deixou a política em 1982, quando se mudou para Uberaba, com a consciência do dever cumprido e a missão terminada.