12/11/2019

POSSE SIMBÓLICA DA CÂMARA MIRIM

Aconteceu na noite dessa segunda-feira (11/11) no Plenário, a tomada de posse simbólica da Câmara Mirim, com alunos do 4º ano do Tempo Integral da Escola Estadual Dr. Afonso Pena Júnior.

Publicado em 12/11/2019 - 13:50 - Atualizado em 22/06/2020 - 16:16

POSSE SIMBÓLICA DA CÂMARA MIRIM

Estavam presentes, a Professora e Idealizadora do Projeto Câmara Mirim: Auricélia Vieira (Bibi); a Diretora da Escola Estadual Dr. Afonso Pena Júnior, Tânia Moreno; Vice-Diretora da Escola Estadual Dr. Afonso Pena Júnior, Alessandra Inês Borges; Diretora da Escola Estadual Escritora Carolina Maria de Jesus, Shirley Aparecida Ribeiro Tavares Magnabosco; a Supervisora da APAE, Sandra Cristina Camargo; Professor e Ex-Vice-Prefeito, Geraldo Magela Carvalho.

O Projeto foi idealizado a partir de uma proposta da diretora Tânia Moreno, para desenvolver um trabalho sobre a Lei Orgânica do município, para o aniversário da cidade. Então, através desse estudo, surgiu a ideia de fazer a Câmara Mirim, apoiados pela professora Bibi.

A Câmara Mirim ficou composta da seguinte forma:

Presidente: Marcio Vinicius Magnabosco Pereira – Partido Games Sacramentano;

Vice-Presidente: Maria Carolina Borges e Silva – Partido Melhoria Sacramentano;

1ª Secretária: Kailany Leal Cardoso – Partido Sacramento de Melhorias;

2ª Secretária: Marya Clara Rosa de Freitas – Partido Melhoria Sacramentano;

Artur Mateus Cardoso Bizinoto – Vereador pelo Partido Games Sacramentano;
Yasmim Yuri Sato Rodrigues – Vereadora pelo Partido Melhoria Sacramentano;

Miguel Alexandre Souza Prado – Vereador pelo Partido Consciente Sacramentano;

Mirelly da Silva Prudêncio – Vereadora pelo Partido Jovem, Criança Consciente;

Lucas Bizinoto Bordignon – Vereador pelo Partido Melhoria na Cidade;

Suplentes: Gabriel Campos Borges, Iasmim Silva Fonseca, Kaique Gabriel Cunha Bianchini;

Assessoria: Carolina Manzan Moreno e João Victor dos Reis Santos;

Fotografia e Redação: Ana Laura Bonetti, Ana Paula Migotto, Maria Cecília Candido de Melo, Raphaela Kamille Paulino Peres;

Recepção: Rafaela França Candido e João Miguel Melo de Oliveira, Sophia Ribeiro da Silva Rodrigues e Pedro Luiz Fidelis Freitas.

Em seu discurso, a vice-presidente Maria Carolina destacou: “Nossa professora nos informou que a Câmara Mirim, já havia acontecido em outros anos, mas que poderíamos fazer novamente, de forma simbólica, pois esta seria somente em nossa escola. Criamos partidos, fizemos propostas, mas... percebemos que criança não é o futuro, e sim um presente que precisa ser modificado a partir de nossos atos e compromissos hoje, pois aí sim teremos um futuro melhor...”.

Um registro marcante foi o momento do juramento, onde estendendo o braço esquerdo disseram:

“Prometo, que apesar de ser criança, farei o meu melhor, juntamente com meus colegas, para que a minha cidade cresça, sabendo que o futuro depende de como ela for construída agora.”

Em seguida citaram alguns atos de governo para Câmara Mirim:

- No início de dezembro, visitar o Asilo São Vicente de Paula, tomar um café da tarde, contar histórias e cantar para os idosos, para que eles tenham uma tarde diferente;

- Juntar brinquedos e livros de histórias, para distribuir nas creches e nos abrigos para as crianças;

Sugeriram aos nobres vereadores desta Casa, Matheus, Edmilson, Luster, Dr. Pedro, Marcos, Luiz, Maurício, Leandro e Henrique: “Pensando, na grande quantidade de animais que transitam com seus donos durante a caminhada, por que não fazer lixeiras para depositar o resíduo dos mesmos, uma vez que cada dono cuide das necessidades fisiológicas dos seus animais?”. E por fim, foi dada mais uma sugestão aos nobres vereadores: “Criar um dia de leitura na praça, onde cada escritor de Sacramento poderia ler seus textos em seus vários gêneros para os mais diversificados públicos.”.

Finalizaram agradecendo a todos os presentes, e em especial aos pais que os apoiaram sempre.

O Presidente Mirim, Marcio Vinicius Magnabosco Pereira, encerrou a sessão.