Pular para o conteúdo principal

Dr. Wesley De Santi de Melo

Publicado em 21/07/2021 - 14:57 - Atualizado em 21/07/2021 - 15:00

.

DR. Wesley De Santi de Melo

 

A recente história de nossa cidade não tem como ser relatada sem fazer expressa referência à figura de Wesley De Santi de Melo, vez que a vida dele se insere de forma profunda no seu contexto histórico, pois é o mesmo um insigne personagem da vida social política deste Município. 

 

Wesley nasceu em 08 de junho de 1969, é filho de Anésio Gonçalves de Melo (in memoriam) e Ozana De Santi de Melo, os quais são oriundos desta cidade e aqui desenvolveram suas atividades profissionais durante toda a vida, o seu pai, nas lides da agropecuária e na inserção na vida política e nas associações populares e, sua mãe, na seara educacional, onde no pleno exercício do magistério realizou a educação de muitos sacramentanos. 

 

Realizou seus estudos na Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, local onde o mesmo se destacou na efetiva participação das atividades desenvolvidas por aquela escola estadual, seja como integrantes das equipes de esportes, seja integrando a fanfarra, da qual chegou a ser um de seus instrutores.

 

Vencida a formação educacional em nossa cidade, Wesley partiu para alcançar a graduação em Direito pela Universidade de Uberaba, onde se graduou no ano de 1991 e, logo em seguida retornou para Sacramento onde passou a desenvolver sua atividade advocatícia.

 

Registre-se que no exercício da profissão de advogado, sempre foi extremamente sensível para as causas daqueles que eram desguarnecidos dos recursos financeiros para a contratação do profissional do Direito. O homenageado revelou-se sempre muito sensível e solidário para com os menos favorecidos, o que fez com que o mesmo se dedicasse com afinco na defesa daqueles que mais necessitavam. 

 

Mas, como todo ser humano, Wesley não se limitou apenas a buscar solução dos problemas dos menos favorecidos na seara do Direito, pois, vislumbrava que a mudança da realidade social, somente se tornaria possível pelo desenvolvimento da atividade política, uma vez que é através dos Poderes constituídos que se realiza a elaboração de projetos que podem mudar a vida dos menos favorecidos. 

 

E, assim, no ano de 1992, lançou-se como candidato a vereador e foi eleito pela primeira vez, e, posteriormente, alcançou a reeleição nos anos de 1996 e 2000, onde se destacou como o vereador mais votado naquelas eleições. No exercício da vereança, teve uma atuação destacada na defesa dos interesses dos munícipes e, principalmente, do homem do campo.

 

A sua personalidade simples e voltada para os interesses do povo o conduzir a ser eleito Presidente da Câmara Municipal de Sacramento no primeiro período (2001/2002) da legislatura de 2001 a 2004, onde o mesmo como Chefe do Poder Legislativo desenvolveu uma administração séria e transparente, pois foi durante sua presidência da Câmara que realizou a regularização da situação funcional de seus servidores, realizou concurso público e, principalmente, administrou com parcimônia os valores pertencentes ao Poder Legislativo. 

 

E, como todo homem que tem a visão voltada para o progresso e que sempre se deve buscar novos horizontes, o homenageado no ano de 2004 concorreu ao cargo de Prefeito Municipal de Sacramento, ocasião em que não logrou êxito em sua empreitada.

 

Entretanto, o caminho que deveria ser trilhado era ascendente e, assim, o mesmo voltou a se candidatar em 2008 para o cargo de Prefeito Municipal, quando nessa ocasião foi o mesmo sagrado vencedor das eleições municipais, pois o desejo se manifestou de forma concreta nas urnas, eleito para a legislatura 2009 a 2012. Então, eleito novamente Prefeito de Sacramento em 2017 a 2020, sendo reeleito para a legislatura de 2021 a 2024.

 

Nos exercícios de suas atividades como Chefe do Poder Executivo Municipal, há anos, Wesley vem se destacando pelo incansável trabalho em favor da população sacramentana, inobstante não ter o dom de alcançar a solução da totalidade dos problemas existentes. Mas, é inegável que com sua administração séria e transparente, alcançou relevantes benefícios para a população, seja na área de saúde, seja na conquista de recursos para aquisição de máquinas para a conservação das estradas rurais e o desenvolvimento do homem do campo, seja na conquista de recursos para construção de conjuntos habitacionais, seja na construção e ampliação de escolas, seja no apoio irrestrito às instituições filantrópicas e beneficentes do Município, seja na promoção e resgate das atividades esportivas. 

 

Através de sua inteligência política e, principalmente, da sua capacidade de angariar apoios, Wesley é o presidente da AMVALE pela segunda vez, além de ter recebido inúmeras homenagens nas cidades da região e no Estado de Minas Gerais, pois é reconhecida sua capacidade administrativa e sua seriedade no trato da coisa pública.
 

Ressalte-se, ainda, que na vida familiar, Wesley é um exemplo, desde quando contraiu o matrimônio com a professora Maria Teresa Abrate Melo, figura também de inegável importância para nossa cidade, pois educadora compromissada e cidadã consciente de suas responsabilidades. No matrimônio constituiu uma família com dois filhos, Isabella e Miguel, os quais são forjados com os exemplos advindos de seus pais.