Dr. José Valadares da Fonseca

jose valadares

DR. JOSÉ VALADARES DA FONSECA
(1955/56)

Nasceu em 16 de abril de 1905, em Pompéu de Pitangui/MG, filho de Olegário Fonseca e Alcina Campos Cordeiro Valadares. Faleceu em 24 de novembro de 1960, na cidade do Rio de Janeiro, sendo enterrado em Belo Horizonte.
Iniciou seus estudos em sua terra natal, transferindo-se para Ouro Preto.

Formou-se com brilhantismo em medicina na cidade de Belo Horizonte, onde, como aluno da faculdade, durante todo o seu curso, pela sua dedicação e competência, também ministrou aulas.

Veio para Sacramento em 1932, onde fixou residência, casando-se com Alice Borges Santana, com quem teve dois filhos: Dr. Luiz Carlos Valadares, engenheiro agrônomo e Dr. Luiz Fernando Valadares, advogado.

Amou profundamente esta terra, tornando-se aqui muito querido e respeitado, demonstrando ser sempre um médico dedicado e muito competente, um grande político e um ser humano nobre, de altos valores morais.

Em 1947, foi nomeado pelo governador do Estado prefeito municipal de Sacramento para o período de 22/01 até 12/02.

Em 1947, foram convocadas eleições gerais constituintes, assumindo pois a prefeitura de Sacramento o Exmo Sr Dr José Valadares da Fonseca, tendo como vice-prefeito o Sr Assyncrito Natal.

Como prefeito deixou grandes obras em Sacramento: remodelou a Praça Getúlio Vargas, embelezando seu jardim.

Construiu a Praça do Rosário, que merecidamente recebeu seu nome, como uma justa homenagem.