Pular para o conteúdo principal

Dr. José Rosa Camilo

Publicado em 19/07/2021 - 14:17 - Atualizado em 19/07/2021 - 14:19

rosa

DR. JOSÉ ROSA CAMILO

 

José Rosa Camilo nasceu aos 23 de março do ano de 1940, na fazenda “Gurita”, próxima ao povoado “Bananal”, Distrito de “Desemboque”, Munícipio de Sacramento – Minas Gerais. 

 

Seus genitores Hemetério Joaquim Camilo e Maria Rosa Camilo, mudaram-se para esta cidade a fim de matricular seu filho mais velho no Grupo Escolar “Dr. Afonso Pena Junior”, em 1946. 

 

Dificuldades financeiras, o levaram a trabalhar desde meados de 1947, como entregador de leite, varredura de pátio, apartia de gado leiteiro, tratador de porcos e galinhas e afazeres compatíveis com seu porte, até 1949.

 

De meados de 1949 a final de 1953, trabalhou na tinturaria e chapelaria “Esporte”, em coleta, entrega, e como tintureiro (lavar e passar terno), e, à noite como engraxate na Lotérica “Maia”. Também foi garçom nos Hotéis “Avenida” e no do “Comércio”, barista e sorveteiro. De 1954 a meados de 1955, foi auxiliar de operador de cinema, eletricista, pintor de parede. 

 

De 1956 a 1961, foi operário do Serviço Municipal de “estradas e pontes”, calceteiro, auxiliar de “mestre de obras”, operador de bomba de encalque e da Usina “Cajuru”, nesse período, com a criação de cursos noturnos, voltou a estudar. 

 

Fez “madureza” de 2ª a 4ª séries e “admissão ao Ginásio”, com o Professor Antenor Germano, curso ginasial no colégio “Allan Kardec” e Técnico em Contabilidade na Escola Coronel José Afonso de Almeida, Técnico em Administração Pública e em Jornalismo pelo “SENAM” e pela “UFMF/UNE” em Belo Horizonte; graduou-se em Direito pela “UNIUBE”, Pós Graduação em Processual Civil e Processual Constitucional. 

 

Presidiu o “Lions Club” de Sacramento. Funcionou como Auxiliar de Secretaria da Câmara; foi Inspetor do Ensino Rural diversos anos, criou o Curso de Aperfeiçoamento de Professores Rurais Municipais – “CAPRUM”, que habilitou Professores leigos a bem aplicarem o Programa de Ensino Estadual. 

Exerceu o Mandato de Vereador por diversas Legislaturas, elegendo-se várias vezes Presidente da Câmara; representou o Município apresentando teses em subsídio ao texto da Constituição de 1988 em vários Congressos Nacionais ( 03 delas aprovadas ); filiou-se à “Arena” ( foi Delegado à Convenção Estadual ), com extinção da “Legenda” filiou-se compulsoriamente ao “PDS” até extinção da “Legenda”, após agregou-se ao “PMDB”. 

 

Foi Presidente da “União da Mocidade Espírita de Sacramento”, diversas vezes eleito “Venerável Mestre” ( Presidente ) da Loja Maçônica “General Sodré”, no Grau Simbólico é Mestre Instalado, na Maçonaria Filosófica do Brasil, é grau 33 – “Inspetor Geral” –. Foi Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB ), subseção de Sacramento-Minas Gerais.

 
Recebeu a “Comenda da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento”/Sacramento-MG., foi contemplado com a “Medalha Raimundo Cândido”, maior distinção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais; foi distinguido com a Medalha de Prata de “Tiradentes” em Ouro Preto/MG ( Conselho Nacional da Maçonaria ). 

 

Casou-se em solenidade Maçônica nesta cidade, com Nildes Maria Moreira Camilo.