Pular para o conteúdo principal

Carlos Alberto Cerchi

Publicado em 28/09/2021 - 12:10 - Atualizado em 13/12/2023 - 10:37

.BIOGRAFIA CARLOS ALBERTO CERCHI

BIOGRAFIA

 

Carlos Alberto Cerchi, ou simplesmente, “professor Berto”, é natural de Sacramento, Estado de Minas Gerais; nasceu no dia 25 de junho de 1950, pelas mãos da parteira Edalides Milan de Rezende, na casa da Rua Tiradentes nº 55, no Bairro Rosário. Sendo filho de Quinto Cerchi e Olga Bertolucci, sendo o 11º de 12 filhos do casal. Berto é pai de quatro filhos, Maria Cerchi, Carlo Alberto, Henrique Quinto e Olga Cerchi.

 

Sua infância foi cheia de alegria e amizade; ele recorda que brincava com os irmãos e crianças na Praça do Rosário e no Campinho de Futebol próximo ao seminário do Senhor Redentor. Os poços do Chorão, Voltinha e Barro Preto eram as piscinas naturais onde a meninada praticava natação; veio depois o Rio Grande; a natação tornou-se assim o seu esporte preferido. Jogou futebol no Rosário Esporte Clube e no Esporte Clube Mariano. Na juventude foi diretor do Rosário Esporte Clube e do Esporte Clube Mariano; também líder estudantil nas gincanas promovidas pela União Estudantil Sacramentana.

 

     Carlos Alberto trouxe da infância o exemplo e ensinamentos de seus pais; assimilou ao longo de sua formação rígida, dentre outras, qualidades e virtudes como: coerência, respeito, determinação, perseverança e amor ao próximo. Ele cursou o primário no Grupo Escolar Doutor Afonso Pena Junior e no Colégio Allan Kardec com o professor Antenor Germano, depois concluiu o primeiro e o 2º grau na E. E.  Coronel José Afonso de Almeida.

 

Formou-se em História Natural com habilitação em Ciências e Biologia, pela FISTA- Faculdade Integradas “Santo Tomás de Aquino”, de Uberaba-MG em 1977. Lecionou durante quarenta anos, educando jovens de Rifaina, Araxá e Sacramento, onde trabalhou na Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, lá se aposentando em 2015.

 

Carlos Alberto Cerchi é uma personalidade que explora os vários aspectos do seu ser, por este motivo não se limitou apenas à profissão de professor: foi vereador da cidade de Sacramento durante três mandatos, sendo eleito presidente da Câmara Municipal em duas ocasiões.

 

É membro da Companhia de Teatro Movimento Cênico; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro; com a escrita se descobriu um guardião da história, memória e cultura de Sacramento. Fundou, em 1995, a revista Destaque In, de cunho cultural, que aborda também temas relativos à política e meio ambiente; ele ainda ocupou o cargo de Secretário da Cultura (2017 a 2020);  foi Subsecretário.

 

Como agente cultural Carlos Alberto sempre lutou em defesa da preservação do Patrimônio Cultural de Sacramento; em seu livro “Os Bondes de Sacramento”, por exemplo, ele recupera histórias vividas e esquecidas por muito tempo, apresentando explicações de como se deu o desenvolvimento de Sacramento. Em “Memória Fotográfica de Sacramento 1900-2000” a viagem é completa; a memória e história da Sacramento de ontem e de hoje se misturam.

 

O professor e escritor busca resgatar e preservar a memória das grandes personalidades de Sacramento, sendo ele um dos grandes responsáveis por promover a imagem e os trabalhos de Carolina Maria de Jesus, além de fazer uma aproximação entre o ator Lima Duarte e a preservação do Desemboque, berço da sociedade do Triângulo Mineiro.

        

Como escritor o professor Berto ainda publicou os livros: Poesia Sem Pressa- 1976; Apologia Naturalista – 1980; Ainda Vivo – 1989; Desemboque, Documentário Histórico e Cultural – 1986; e as revistas: Revista Cosmovisão – 1984 e Revista de História – 1989.

 

Para Carlos Alberto Cerchi ser professor “é, sobretudo buscar a grande missão do educador.” De acordo com ele, professor é uma profissão enquanto que educador é uma filosofia de vida, ou seja, se tornar educador é um modo de viver e de se relacionar com a sociedade e consigo mesmo. Ele também ressalta que, mesmo apesar das dificuldades e má remuneração, o professor é um membro imprescindível da sociedade.

 

Berto sempre teve coragem de lutar pelos seus ideais, sendo homem de princípios éticos, quando esteve na política respeitou todas as normas da gestão pública, na educação lecionou de forma didática e livre, sobrepondo-se a todos os desafios, críticas e injustiça durante toda sua caminhada.

 

Carlos Aberto Cerchi merece nosso respeito em decorrência do exímio trabalho prestado à educação e pelas importantes contribuições no sentido da preservação da cultura e memória de Sacramento.

 

         Deixamos aqui nossos sinceros agradecimentos a esta personalidade que não mediu esforços e sacrifícios para ensinar os jovens e para exaltar a importância da história sacramentana.