Pular para o conteúdo principal

Aziz Antonio dos Santos

Publicado em 13/07/2021 - 16:20 - Atualizado em 13/07/2021 - 16:22

aziz

AZIZ ANTONIO DOS SANTOS

 

O empresário e político sacramentano, Aziz Antônio dos Santos, filho de Maria Jacob e Cecílio dos Santos, nascem em 19 de maio de 1923, em Ribeirão Preto. Perdeu a mãe ao nascer, chegando em Sacramento com três dias de vida e ficando com os tios e avós. Muito cedo começou a trabalhar para ajudar em casa e muito cedo se interessou pela política, admirando duas grandes lideranças políticas da época, José Ribeiro de Oliveira (Dr. Juca) e Felipe Ribeiro Venites, sem desfazer dos demais.

 

A pedido do Dr. Juca, aos 15 anos de idade, começou a qualificar pessoa que não tinha título de eleitor. Retornando à Ribeirão Preto, conheceu Deolinda de Jesus dos Santos com quem se casou, e teve os filhos Aziz Antônio dos Santos Filho e Mônica Aparecida dos Santos. “Meus filhos são a corda do meu coração e a razão do meu viver” – repetia sempre. 

 

Tendo escolhido o caminho do bem, e contanto com o apoio e Dr. Juca que muito o ajudou, resolveu candidatar-se a vereador, sendo o mais votado no município, para a gestão de 1959/62. A partir daí, não parou mais, tendo sido reeleito para as gestões de 1963/64, 1965/67. Ausenta-se da política por algum tempo e volta em 1077/82 e depois em 1989/92, tendo ocupado o cargo de presidente da Câmara por duas legislaturas 1981/82 e 1989/90.

 

O ex-vereador faleceu às 12h00 do dia 06 de março de 2002, na Santa Casa de Misericórdia. Após o velório e benção do corpo, realizado em sua residência, foi sepultado no cemitério local. Aziz não foi velado no salão nobre da Câmara Municipal, como é de praxe, a pedido dele mesmo aos familiares. Aziz Antônio dos Santos dizia que queria ter passado pela Câmara apenas em vida. Sua vontade foi respeitada. O amigo Maroca – prof. Mário Terra, ao lembrar do ex-vereador Aziz, homenageou: “Sacramento perde hoje o maior político que esta cidade já teve, ele foi verdadeiramente o pai dos pobres”. 

 

Nesses anos todos atuando na política local, Aziz deixou um grande legado para as atuais gerações, além de uma grande saudade nos corações de todos que conheceram e com ele conviveram.

 

Em virtude da atuação política do homenageado durante esses longos anos, cremos justa e meritória imortalizarmos o ex-vereador desta Casa, denominando a Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Sacramento, de “Galeria dos Presidentes ‘Aziz Antônio dos Santos’”.