Pular para o conteúdo principal

Aristócles Borges da Matta

Publicado em 22/07/2021 - 11:52 - Atualizado em 22/07/2021 - 11:56

.

DR. ARISTÓCLES BORGES DA MATTA

 

Dr. Aristócles Borges da Matta, nasceu em Conquista-MG, n dia 31 de dezembro de 1941, filho de Isaías Borges da Matta e Augusta Flauzino Borges da Matta, iniciou seus primeiros estudos no Colégio Imaculada Conceição em Conquista.

 

Aos 10 anos mudou-se para Sacramento, continuando seus estudos no Grupo Escolar Afonso Pena Junior, quando terminou o curso do primário. Posteriormente estudou no Ginásio da Escola Normal de Sacramento, onde cursou o ginásio. Em seguida fez o curso de Técnico de Contabilidade na mesma escola.

 

No ano de 1959, foi nomeado Secretário Geral da Prefeitura Municipal de Sacramento, exercendo esse mister por 12 anos, nas gestões do Prefeito José Sebastião de Almeida, Dr. José Zago Filho e Hugo Rodrigues da Cunha, exonerando-se a pedido deste cargo no dia 31 de janeiro de 1971. 

Casou-se com Jerônima Cruvinel Borges (in memoriam), no dia 09 de maio de 1965, sendo que deste consórcio matrimonial, tiveram uma família de 10 filhos, 26 netos e 13 bisnetos, completando, Bodas de Ouro no dia 09 de maio de 2015.

 

No ano de 1979 formou-se em Direito, pela antiga Faculdades Integradas de Uberaba, antiga FIUBE, hoje UNIUBE, exercendo a profissão de Advogado por 36 anos, sendo que a sua atuação além de incluir a Comarca de Sacramento, atuou também nas Comarcas de Uberaba, Araxá, Uberlândia, Ituiutaba, Conceição das Alagoas, Frutal.

 

A maior parte do seu exercício profissional se deu nas Comarcas de Franca e Ribeirão Preto, mantendo escritório nessas Comarcas por mais de 20 anos.

 

Sempre atuou na área de Assistência Social, ajudando e encaminhando as pessoas necessitadas, exercendo as diretorias no Lar São Vicente de Paulo, APAE, Obras Assistenciais Casa do Caminho em Araxá, Belém a Casa do Pão, onde atua até hoje.

 
No campo político foi presidente do Partido Democrático Trabalhista – PDT.

 

No ano de 2004 foi eleito vereador à Câmara Municipal de Sacramento na gestão 2005/2008, sempre sendo parte integrante da Mesa Diretora. No primeiro biênio exerceu o cargo de 1º Secretário e no segundo biênio exerceu o cargo de Presidente da Câmara. 

 

Como vereador, foi o relator do Plano Diretor da cidade, recebendo elogios por sua atuação, do Ministério da Cidade. É o autor das Leis que disciplinaram o plantio e a queima da palha da cana de açúcar, dentro dos padrões observados pelo meio ambiente, propugnado e sugerido por órgãos da Organização Internacional do Meio Ambiente, ligados a Organização das Nações Unidas.

 

Ainda na sua gestão como Presidente criou a Câmara Municipal Mirim que funcionou brilhantemente, sendo que a eleição dos vereadores mirins se deram por sufrágio universal nas Escolas Estadual e Municipal, tanto da zona urbana, quando rural.

 
Também na sua gestão, foi instituída a transmissão por Rádio de todas as Sessões da Câmara, Ordinárias e Extraordinárias. 

 

Ainda na sua gestão construiu o Anexo da Câmara Municipal denominado de José Luiz da Mata, através de Projeto de Lei do então vereador, Dr. Bruno Scalon Cordeiro. 

 

A medalha condecorativa da Câmara Municipal criada pela vereadora Dra. Ivone Regina Silva, não tinha denominação, e coube ao Dr. Aristócles nomina-la “Dr. Clemente Vieira de Araújo”, sendo essa condecoração a maior de todas na plêiade desta Casa.

 

No ano de 2009 foi nomeado Superintendente de Planejamento do então prefeito Dr. Wesley de Santi de Melo (Baguá), exonerando-se deste cargo no dia 11 de outubro de 2012.