Pular para o conteúdo principal

João Jarnaldo de Araújo

Publicado em 14/07/2021 - 09:03 - Atualizado em 14/07/2021 - 09:08

jarnaldo

JOÃO JARNALDO DE ARAÚJO
(1997/98)

Filiação: Oswaldo B. Araújo e Antônia Borges
Data de nascimento: 29/05/1953
Dados escolares:
Faculdade de Psicologia:
- iniciando na Faculdade Objetivo em agosto de 1974, cursei até o último ano, após transferência para a Faculdade Paulistana de Ciências e Letras em São Paulo.
Colegial e Cursinho:
- 1º Semestre em 1974, Cursinho Objetivo. Ribeirão Preto – 1971 à 1973, Col. Estadual Cel. José Afonso de Almeida e Colégio Dr. José Ferreira em Uberaba/M.G.
Ginasial:
- 1966 à 1970, Colégio Estadual Cel. José Afonso de Almeida – Sacramento/ M.G.
Primário:
- 1961 à 1965, Grupo Escolar Dr. Afonso Pena Jr. – Sacramento/M.G.
Outros cursos:
- Técnicas de Entrevista – CEPPE – P.M.K. (Psicodiagnóstico Mio Cinético). Administração de Cargos e Salários e Avaliação de Desempenho – P.H.D. Garcia. Especialização em Administração de Salário – APAP.
- Cursos, seminários e encontros diversos ligados à área de Psicologia, Administração de Recursos Humanos e Administração Pública.
Dados Profissionais: (Apresentação Sumária)
Sacradiesel Ltda.
- Autônomo, como proprietário de firma de prestação de serviços desde 1992
a)- Mecânica Diesel, Funilaria e Pintura
b) – Comercial Agropecuária (Representação de Vendas)

Viveiro Seiva
a)    Autônomo como proprietário desde 1986
Formação e comercialização de Mudas de Café
b)    Formação e Condução de Lavouras de Café.

Paisagem – Projetos Arbóricos Ltda.
Autônomo, como sócio proprietário e coordenador de serviços de paisagismo de 1987 a 1989 .
Câmara Municipal de Sacramento
Vereador e Presidente da Câmara de 1989 a 1992
Prefeitura Municipal de Sacramento
Assessor de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, passando a Chefe de Gabinete e Assessor da Divisão Saúde (Interino) de 1985 a 1988.
Fundação Estadual do Bem Estar do Menor – FEBEM/ S.P.
Selecionador de Pessoal, Analista de Cargos e Salários passando a Chefe de Seção de Cargos e Salários de 1977 a 1983.
CEPPE – Centro Paulista de Psicologia e Educação
Estagiário de Psicologia (psicometrista) 1975
Clínica de Psicologia Aplicada “EBENEZER”
Estagiário de Psicologia (psicometrista) 1975
Instituto de Psiquiatria Comunitária e Unidade Psiquiátrica de São Paulo
Estagiário de Psicologia (Atendente Psiquiátrico) 1974

 

Atividades não remuneradas

 

Santa Casa de Misericórdia de Sacramento
Secretário Executivo de 1986 a 1987.
Conselheiro Fiscal de 1987 em diante.
CIMS – Comissão Interinstitucional Municipal de Saúde
Coordenador de 1988 a 1989.
Sociedade Comunitária Habitacional
Presidente de 1988 a 1989.
Rotary Clube
Diretor de protocolo de 1994 a 1995

 

Dados Profissionais: (Apresentação Detalhada)

 

•    Autônomo, como proprietário firma de prestação de serviços – SACRADIESEL LTDA. (Mecânica Diesel, Funilaria e Pintura), desde 1992.
•    Autônomo, como proprietário de firma de Representação de Vendas, na área de insumos Agrícolas (Fertilizantes, Calcários, Sementes, Defensivos, etc), bem como de compra e veda de cereal (milho desde 1992).
•    Autônomo no ramo de exploração agropecuária, no município de Sacramento- M.G., na modalidade de arrendatário, com centramento na formação de mudas de café (mantendo viveiro, com capacidade produtiva de 600 mil mudas/ano, bem como, a exploração de lavoura de café, a qual implantei há 8 anos, com 30 mil pés produtivos, mantendo em paralelo plantio constante de hortículas (tomate, beterraba, cenoura, etc...), comercializáveis no CEASA, e ainda a administração de fazenda, voltada à exploração de pecuária leiteira, sendo nesta última atividade em parceria com familiares.
•    Por volta de 2 anos, atuei como sócio proprietário de firma prestadora de serviço de jardinagem e paisagismo, onde, formávamos mudas para este fim, e desenvolvíamos projetos residenciais e industriais na região.
•    Empossado como Vereador, para  exercício Legislativo compreendido entre 1989/1992, elegí-me como componente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sacramento – M.G., ocupando o cargo de Vereador/Secretário, que dentre diversas ações Legislativas sobressaíram-se:

- elaboração de projetos de resolução da mesa diretora;
- coordenação do serviço de secretaria da Câmara com responsabilização pela agilização de toda correspondência e registro nos anais da mesma, que em suma, compreende a elaboração de ofícios, ata, termos de visitias, boletins informativos, dentre outros. Nomeado para fazer parte da Comissão Coordenadora, com vistas à elaboração da Lei Orgânica do Município, no cargo de Secretário Geral, bem como, para ser o Relator da Comissão Temática Constituinte de Saúde, sendo nomeado também, para presidir Comissão Especial, para elaboração do Regimento Interno da Câmara;

 

Tornei-me eleito como Presidente da Câmara Municipal de Sacramento, para o mandato de 1991/1992 e de maneira abrangente consistiam como natureza deste cargo:

 

- dirigir, executar os trabalhos da Câmara disciplinando e planejando os trabalhos Legislativos e Administrativos da mesma de conformidade com a conveniência e necessidade;
- convocar e presidir as Sessões Legislativas, observando e fazendo observar as normas legais vigentes e as determinações do Regimento Interno, anunciando as prioridades e resolvendo as questões imediatas atinentes ao acontecimento de cada Sessão, buscando-se maior aproveitamento e a melhor produtividade do conjunto de vereadores de maneira a enriquecer e maximizar os propósitos inerentes ao Processo Legislativo;
- coordenar e superintender os Serviços Administrativos, admitindo e treinando funcionários, criando sistemas, métodos e formas de funcionamento técnico/administrativo, com criação de Assessorias e respectivas formas e normas de funcionamento, bem como o planejamento, controle e execução de Programa Orçamentário próprio;
- manter em nome do Poder Legislativo, todos os entrosamentos e contatos com outras autoridades, e órgãos representativos da Sociedade em ocasiões tais como: audiências, palestras, seminários, solenidades etc.;
- propor projetos de Leis, Decretos e Resoluções Legislativas diversas;
- modernização da Câmara Municipal de Sacramento, com implantação de Assessoria Contábil e Assessoria de Comunicação Social, além de dotação da mesma de completo sistema de informatização.
- criação de novas comissões permanentes, para estudos técnicos específicos;
- criação do Código de Postura, Código de Defesa do Consumidor e Código Tributário.
- elaboração de reforma administrativa do Município contendo Estatuto e Plano Previdenciário Próprio para os servidores municipais.

 

Ultimo Emprego:        PREFEITURA MUNICIPAL DE SACRAMENTO

Duração:                    18/03/1985 a 31/12/1988

 

Cargo: Assessor de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, passando a Chefe de Gabinete e Assessor da Divisão de Saúde interino.
- com vinculação direta ao Prefeito Municipal, foi minha incumbência principal no exercício do cargo de Chefe de Gabinete, a participação imediata na elaboração, acompanhamento e avaliação ativamente em todas as esferas administrativas, objetivando a potencialização e agilização da função executiva em seus diversos aspectos, sobressaindo-se como atribuições, na diversidade deste cargo, as seguintes atividades:

 

- reunir com Assessores, Chefes e Técnicos Municipais, com vislumbre na otimização e melhoria da qualidade das ações praticadas, atentando para o resultado positivo, compreendendo a minimização de transtornos, perda de tempo, bem como a racionalização generalizada de custo;
- implantar procedimentos administrativos na área de pessoal, com adoção de nova política de recursos humanos, inserindo nova sistemática gerencial nesta área;
- manter correspondência com órgãos afins (Secretarias de Estado, Gabinete de Deputados, Fundações, Empresas Particulares, etc...), através de visitas, reuniões, comunicação escrita, etc..., que de maneira geral, objetivavam a obtenção de subsídios e/ou recursos que de alguma forma, direta ou indiretamente, viessem beneficiar o Município;
- contatar com órgãos Municipais representando o Prefeito em ocasiões diversas, interando com Sindicatos, Organizações populares, entidades filantrópicas, como também em solenidades, debates, encontros, grupos de estudo, etc..., participando também como mestre de cerimônias, principalmente em solenidades inaugurativas;
- elaborar Projetos de Lei, Decretos, e demais atos do Executivo;
- acompanhar processo de Licitação, para a contratação de Obras, Serviços, Compras, Concessões, observadas as normas regulamentadoras estabelecidas em Lei;
- elaborar estudo e programas diversos, individuais e/ou grupais, para aperfeiçoamento de diversos segmentos administrativos (Assessorias, Seções, Serviços, etc).

 

No cargo de Diretor da Divisão de Saúde e Assistência Social, o qual, foi exercido interinamente, e em concomitância com a Chefia do Gabinete, sendo minha função central neste cargo, a direção, coordenação e acompanhamento dos serviços da rede de saúde pública municipal, onde minha atuação compreendia basicamente, em termos funcionais:
    - acompanhar  os serviços de saúde de acordo com o plano de metas preestabelecido envolvendo: atendimento médico, atendimento odontológico, pequenas cirurgias, atendimento de enfermagem, vacinações, campanhas sanitárias, etc., avaliando os resultados e estimulando a produtividade e harmonia da equipe de médicos, odontólogos, administradores e auxiliares;
    - participar de reuniões periódicas na Secretaria Regional de Saúde, para obtenção de subsídios e orientações específicas;
    - elaborar propostas e implantá-las no sentido de melhor atender a demanda da população, no tocante ao aspecto sanitário, com planos direcionados a cada localidade, necessidade e/ou momento, tais como:
        * Combate de zoonoses;
        * Vacinações;
        * Prevenção de combate à Hipertensão;
    - acompanhar projeto de implantação de 2 Postos de Saúde, com responsabilização direta por sua Equipação de Material e de Pessoal;
    - promover treinamento e adequação do pessoal em concordância com o plano de metas previamente estabelecido, organizando cursos, encontros e seminários com esta finalidade.
    - implantar de conformidade com a Secretaria Estadual de Saúde, das Ações Integradas de Saúde – AIS, com a consentânea reformulação na sistemática funcional, no concernente à necessidade de implementação de documentação, impressos e rotina de trabalho;
    - participação intensivamente em grupos de estudo de âmbito regional, para a implantação do SUS – Sistema Único de Saúde, com técnicos da área e Secretarias de Saúde de outros Municípios;

 

No cargo de Assessor de Viação, Obras Públicas e Urbanismo.
Esta divisão compreendia:
    - Serviços de Engenharia;
    - Trânsito e Rodoviária;
    - Praças e jardins;
    - Oficina Mecânica e Transportes;
    - Almoxarifado;
Como assessor desta Divisão executora de Serviços, que visava assegurar a manutenção do Plano de Obras do Prefeito na área Rural e Urbana do Município, minha incumbência principal estava em programar, coordenar e distribuir as atividades da área, supervisionando o pessoal, prestando orientações individuais e grupais, levantando necessidades e providenciando recursos materiais, avaliando rendimento das tarefas executadas, acobertando a área enfim, para fazer existir uma equipe motivada e producente;
    - Sobressaíram entre uma gama variada de atividades as seguintes:

 

    - Aberturas de vias rurais e urbanas;
    - Construção de pontes, passarelas, “mata-burros”;
    - Implantação de infraestrutura básica de rede de água, esgoto, galerias pluviais, meio fios, pavimentação, etc...
    - Construção e Reforma de Escolas, Postos de Saúde, Praças e Jardins, etc...
    - Fiscalização de construções, loteamentos, com a correspondente emissão de Alvará;
    - Manutenção da Frota, através da competente reciclagem na oficina, compreendendo, lavação, lubrificação, reparos mecânicos, reforma geral, etc...
     - Manutenção do Almoxarifado, controlando estoques, verificando necessidade de suprimento, condições de armazenamento, etc...
    - Execução de Limpeza Pública, com promoção de campanhas educativas, coleta do lixo, etc...
    - Fiscalização e coordenação dos Serviços de Rodoviária, supervisionando equipe na venda de passagens, malote, interação com o D.E.R. e empresas de ônibus.

 

Atividades não Remuneradas

Santa Casa de Misericórdia de Sacramento
Secretário da Diretoria: 2 anos
    Exercer Serviço de Secretaria da entidade, além de colaborar na Direção da mesma de maneira abrangente, intercedendo em todos os níveis de manutenção, ampliação e melhoria da entidade no que tange a Recursos Humanos, materiais e financeiros.

 

CIMS – Comissão Interinstitucional Municipal de Saúde
Coordenador: 3 anos
    Implantar a CIMS, bem como assegurar a sua existência e manutenção no Município, fazendo acontecer a congregação de todos os segmentos afetos à Saúde do Município, como também a participação da população, através de suas lideranças, no reconhecimento e resolução de problemas.

 

Sociedade Comunitária Habitacional
Presidente: 01 ano
    Formar entidade popular e construir 75 unidades habitacionais populares, em regime de Mutirão, onde cada mutirante contribuía com a mão-de-obra e erguia as residências com recursos governamentais (SEAC – Secretaria de Ação Comunitária). Tal atividade envolveu todo contato com órgãos diversos, incluindo a obtenção de Recurso Financeiro, montagem de todo procedimento burocrático, compreendendo, Estatuto, Convênio, Treinamento, assim como toda a montagem, divulgação, seleção dos mutuários, coordenação e acompanhamento das obras até o estágio terminal.
Emprego Anterior:- Fundação Estadual do bem-estar do Menor – FEBEM/S.P.
Duração:               - 15/02/1.977 a 22/10/83.
Cargo:                   - Selecionador de pessoal, passando para Analista de Cargos,    respondendo pela Chefia da Seção de Administração de Cargos e Salários de 15/08/81 a 22/10/83.

 

Tarefas Desenvolvidas:

 

    - Reportando-me ao diretor de Recursos Humanos, foram atribuições do meu cargo: distribuir, supervisionar e executar descrições, análises, avaliações e classificações de cargos, bem como a realização de pesquisa de mercado, com a finalidade de manter a estrutura salarial da Fundação, de conformidade com política de diretrizes neste aspecto;
    - Controlar e fazer recomendação sobre o cumprimento das normas e instrutores da Administração de Salários, supervisionando levantamentos, auditorias periódicas, estudos e controles estatísticos diversos;
    - Efetuar estudo de critérios de remuneração, promoção, reclassificação, movimentação de Pessoal, etc., visando o equacionamento lógico dos interesses administrativos om os disponíveis orçamentários;
    - Manter sistema de informações adequadas, para servir de apoio às decisões da Administração em diversas etapas da Administração de Recursos Humanos, prestando assessoria nos assuntos pertinentes a Área de modo geral.
    Como Analista de Cargos, reportando-me ao Chefe da Seção de Administração de Cargos e Salários, executava as seguintes atividades:
    - efetuar levantamentos de Cargos, através de questionários e entrevista com os ocupantes, e posterior elaboração das descrições;
    - Efetuar a confecção de gráfico, Quadros Demonstrativos e tratamentos estatísticos diversos no que se referia a planejamento de pessoal e/ou custo, para fins de controle e previsão;
    - atualizar cargos no que se dizia respeito à sua descrição, quando havia alguma mudança significativa nas tarefas, com consequente reestudo na avaliação e classificação, determinando sua nova posição na estrutura daquela Fundação;
    - realizar pesquisas salariais de mercado, com posterior tabulação dos dados, para fins de estudo, que geralmente utilizávamos para comparar nossa estrutura frente a este e também reavaliar e implantar cargos;
    - redigir a correspondência interna e externa afeta à Área, respeitando os preceitos legais tangentes à Administração de Recursos Humanos;
- elaborar formulários, normas e procedimentos relativos a Área global do dimensionamento das necessidades e particularidades de cada unidade, através de realização de estudo “in loco”;
    - participar mensalmente das reuniões do GERHAP – Grupo de Estudos de Recursos Humanos na Administração Pública, como representante da FEBEM/ S.P.;
    - registrar e analisar as requisições de Pessoal, tomando como base o Quadro de Pessoal Aprovado pelo Conselho, as quais eram possivelmente encaminhadas à Seção de Recrutamento e Seleção, para efeito de contratação de pessoal;
    - executar outras tarefas correlatas, tais como, pesquisas e pareceres como também o acionamento e manutenção de controles diversos.
    
Como Selecionador de Pessoal, reportando-me ao chefe de Seção de Recrutamento e Seleção foram minhas as atividades as seguintes:

    - efetuar entrevista aos candidatos pretendentes a emprego, procurando detectar nos mesmo condições para preencher os requisitos do cargo, bem como, verificar o cargo que mais se adequava às suas condições, tomando como base criteriosa, traços de personalidade, dando um parecer objetivo para cada caso;
     - participar como observador Dinâmica de Grupo, desenvolvida para efeito de seleção, discutindo os casos com os psicólogos dirigentes;
    - acionar mecanismo de Recrutamento Externo e/ou Interno, através de utilização de cadastros, fixando cartazes, recorrendo a empresas especializadas, publicações em jornais, rádios, etc...;
    - efetuar entrevista de saída dos demissionários e demitidos, para verificação das possíveis variáveis ocasionadoras de rotatividade de pessoal, que a partir destas era elaborado o relatório mensal, o qual, era encaminhado ao Diretor de Recursos Humanos, com correspondente cálculo de “turnover” geral e por área.
Emprego anterior: - CEPPE – Centro Paulista de Psicologia e Educação
Cargo:                    - Estagiário de Psicologia (Psicometrista) 
Duração:               - 1º de Agosto de 1975 à 15 de Fevereiro de 1977.       

 

Atividades desenvolvidas:

    - aplicar e mensurar testes de nível e personalidade e realizar entrevistas para várias empresas que nos recorriam, com a finalidade de avaliação de pessoal, para efeito de admissão e remanejamento em todos os níveis, inclusive para desenvolvimento de projetos no exterior.
    - dentre os testes aplicados em forma individual e/ou coletiva, os usados com maior frequência foram:
H.T.P. – Aplicação
Pfister – Aplicação
P.M.K. – Aplicação e avaliação;
Warteg – Aplicação
        - para o teste de nível e aptidões foi elaborada uma bateria exclusiva do CEPPE, padronizada segundo amostragem, que aplicávamos visando medir:
            - inteligência geral;
            - raciocínio espacial;
            - quociente intelectual;
            - raciocínio lógico;
            - raciocínio mecânico;
            - fluência verbal;
            - Capacidade de Conferencia;
            - atenção concentrada;
            - memória auditiva;
            - memoria visual;
            - memória numérica;
            - criatividade;
            - destreza manual;
            - atitudes de chefia e liderança;
        - mensalmente separava casos patológicos, para averiguação e estudo, aplicação de testes coletivos correspondente mensuração, principalmente na seleção de cargos executivos.

Emprego anterior: - Clínica de Psicologia Aplicada “EBENEZER”
Cargo:                    - Estagiário de Psicologia (Psicometrista) 
Duração:               - 06 meses.       
 
Atividade Desenvolvida:
- entrevistar candidatos encaminhados por diversas empresas;
- aplicar e avaliar testes de nível e personalidade;

Emprego anterior: - Instituto de Psiquiatria Comunitária, Unidade Psiquiátrica de São Paulo
Cargo:                    - Atendente Psiquiátrico (Estágio) 
Duração:               - 01 ano.    

                          

Atividade Desenvolvida:
    - participar de atividades diversas de âmbito terapêutico, visando o desenvolvimento dos pacientes dentro da comunidade, o qual era feito através de contato direto com tais, levando-os dentro de uma linha terapêutica preestabelecida a colaborar com seu tratamento, de forma mais benéfica. Participar diariamente de Terapia Grupal, onde era minha incumbência colocar-me em situações diversas, no intento de dinamizar e estimular o grupo, para um maior aproveitamento dentro do proposto – “Egoterapêutica”.
    - observar e relatar diariamente a conduta de cada paciente, o que dava por sua vez, subsídio a equipe psiquiátrica, no que se referia ao andamento da comunidade, como um todo, e, em função de tal relatório era prescrito para nós uma conduta adequada a cada caso.
    Esse trabalho foi desenvolvido em equipe, com outros alunos de Psicologia, onde era nossa incumbência, promover e estimular os pacientes para praxiterapia e demais atividades recreativas e terapêuticas.

 

- Realizações da Ocupação da Cadeira de Presidente da Câmara Municipal de Sacramento
    Com o advento da promulgação da nova CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ESTADUAL, e da LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, incrustando amplas e profundas mudanças que norteariam a partir daquele momento, novo direcionamento, nova vida em seus amplos e diversos sentidos a todo o país. Assimilamos, naquela época, que deveríamos promover a necessária reformulação na Estrutura Administrativa de Sacramento, como forma de melhor absorvermos e enquadrarmo-nos naquele novo contexto geral proveniente da mencionada mudança. Foi necessário optarmos pelo profissionalismo, para conseguirmos ficar em sintonia com a nova ordem constitucional e suas exigências e expectativas em relação ao PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL.

    A partir da promulgação da “CONSTITUIÇÃO CIDADÔ, o Município Brasileiro passou, indubitavelmente, a perceber uma série de regalias. Observe-se a receita Municipal de hoje, compare-a com períodos anteriores. Verificaremos que nosso Município foi devesasmente contemplado. A nova constituição veio consagrar, naquele momento, enorme avanço no fortalecimento dos Municípios, na descentralização, no aumento de seus recursos, no envolvimento do cidadão nesta nova ordem. O novo texto, veio evidenciar de maneira muito forte a Democracia Participativa, e a ampliação de atribuições do Poder Legislativo. Às Câmaras Municipais, podemos dizer, passou-se a requerer uma série de novas incumbências e o reavivamento de seu papel como carro chefe no restabelecimento democrático e na instalação da cidadania.

    No intuito de fortalecer a função ADMINISTRATIVA, FISCALIZADORA, LEGISLATIVA e de ASSESSORAMENTO ao Poder Executivo inclusive, provocamos as seguintes inovações:
- criação da ASSESSORIA CONTÁBIL, principalmente, no sentido de promover a autonomia e independência contábil-financeira do legislativo. É sabido que anteriormente era o Executivo que controlava e administrava contabilmente os gastos financeiros da Câmara. A criação da Assessoria Contábil da Câmara teve também como vislumbre, a dotação de maior respaldo a função Legislativa propriamente dita, propiciando maior nuance técnico, segurança e objetividade propósitos de todos os Vereadores e mesmo da população. Verifique-se eu hoje as Câmaras tem como atribuição, promover inclusive a participação da comunidade na participação do orçamento. Hoje o contador da Câmara tem também a finalidade pedagógica, que diga-se de passagem, reverte-se profunda seriedade tal atribuição.

- criação da ASSESSORIA JURÍDICA, para dar maior suporte neste aspecto em toda a matéria Legislativa (projetos, resoluções, pareceres, etc...) e também a função de Assessoramento ao Executivo, que julgamos ser uma das funções das mais importantes   dente as demais. Ressalte-se aí, que sob nossa Presidência, enacaminhamos à título de sugestão e suporte no sentido de subsidiar e promover a devida e esperada Modernização Administrativa, os seguintes trabalhos já em forma de Projetos de Lei:

REORMA ADMINISTRATIVA
REGIME JURÍDICO ÚNICO PARA OS SERVIDORES MUNICIPAIS
CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE PREVIDENCIA MUNICIPAL DOS SERVIDORES
CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE PREVIDENCIA SOCIAL DOS SERVIORES
CÓDIGO DE POSTURAS MUNICIPAIS
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
CÓDIGO DE DEFESA AO MEIO AMBIENTE – CODEMA

 

    Todo esse trabalho requereu amplo trabalho de investigação, pesquisa, exposições, debates, envolvendo inclusive ação conjunta com equipe do poder executivo. Dentre eles, muitos outros também forma discutidos e apresentados ao executivo à título de colaboração e assessoramento.

    Criamos também a ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, contratando Redator ao mesmo tempo que informatizamos a Câmara, no sentido de melhor darmos publicidade aos nossos atos, envolvendo o Legislativo com a comunidade, ocasião esta em que criamos coluna especial no jornal denominada O PAINEL LEGISLATIVO.
  

 Mudamos o Layout da Câmara, adquirindo novo mobiliário e instituímos o hábito de mantermos as portas abertas para atendimento em horário integral à comunidade e para outras atividades afins.