Vereador Mateus Pereira cria projeto para homenagear servidores públicos

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Sacramento desta segunda-feira (04) foi aprovado por unanimidade o projeto de resolução de autoria do vereador, vice-presidente, Mateus de Paula Pereira (PR), que concede honraria aos servidores públicos que se destacaram nos seus serviços, sejam eles da Administração Direta ou Indireta.

O Diploma de Honra ao Mérito “Vera Lúcia Gomide”, valerá a partir do ano que vem; e serão entregues em Sessão Solene da Câmara Municipal, a ser realizada preferencialmente, na sessão anterior à data, em que é instituído o dia do servidor público, tradicionalmente no dia 28 de outubro. Cada vereador terá o direito de indicar um homenageado.

Justifica o vereador que este reconhecimento aos relevantes serviços prestados tem por objetivo estimular no funcionalismo público municipal, os seguintes valores, no desempenho das respectivas atribuições: Dedicação ao Serviço Público; Conduta exemplar, dentro e fora do Serviço Público; Espírito Público; Pontualidade e Assiduidade; Eficiência e Criatividade; Capacidade de iniciativa no desempenho de suas tarefas; Tratamento respeitoso e fraternal a seus superiores e demais servidores; Espírito esportivo e associativo; e Personalidade e senso de responsabilidade em seus atos.

“Nada mais justo que homenagear aqueles que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso Município, estes que se destacaram como exemplos de assiduidade, responsabilidade no exercício de suas funções e no trato da coisa pública, e homenagear a Vera Gomide é uma questão de honra àquela que dedicou toda a vida para Sacramento”, destacou o vereador.

Quem foi Vera Lúcia Gomide?

A escolha do nome dessa honraria à ex-servidora Vera Lúcia Gomide se deu por um amplo levantamento dos relevantes serviços prestados à coletividade e para o Município, conforme segue abaixo.

Funcionária pública aposentada, Vera Lúcia Gomide, foi conhecida por todos como a “Vera da Prefeitura”, tendo nascido no dia 26/12/1935 e falecido em 03/11/2007. Era natural de Sacramento (MG), filha de Oliviel Gomide (Livico) e de Maria das Dores Cunha Gomide, irmã de Glória e Diva.

Foi admitida no serviço público municipal em 02/01/1956 e por mais de 30 anos dedicou a sua vida às administrações públicas com quem trabalhou. Foi através de sua dedicação ao trabalho que ela conquistou um grande número de amigos e admiradores por sua competência e zelo nos cargos que passou.

Nas palavras do ex-prefeito Dr. José Alberto Bernardes Borges ela foi “uma pessoa fiel, vocacionada ao trabalho, extrapolada. Ela tinha a vocação para o trabalho que fez... Vera foi fiel para com Sacramento”, e recebeu através de seu governo a mais alta honraria do Município, a Medalha da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.

Ressaltada por seus familiares, Vera começou sua carreira na prefeitura como porteira, logo em seguida através de sua dedicação, comprometimento e responsabilidade, aperfeiçoou suas habilidades e estudos na vida pública, passando para auxiliar de tesouraria, coletoria e cadastro. Com sua constante busca do conhecimento ainda maior na área legislativa e administrativa ela conseguiu adquirir, conforme o ex-prefeito Dr. José Alberto, o que nenhum advogado tinha na época: o extremo conhecimento sobre nosso Município.

Vera acumulou durante duas aposentadorias como Secretária da Administração todas as funções na direção de assistência social, saúde, meio ambiente, cultura, turismo, tanto na zona rural quanto na urbana, pois em sua época o Município contava apenas com uma secretária, a da educação.

Por toda sua história é digna deste reconhecimento.

Jorn. Daniel Afonso