08/06/2018

Empresa é concessionária da Usina Jaguara pelos próximos 30 anos

Publicado em 08/06/2018 - 08:59 - Atualizado em 15/04/2020 - 14:21

Legislativo e Executivo visitam diretores da Engie na Usina de Jaguara

Por indicação do vereador Luiz Devós, formou-se uma comissão do Executivo e Legislativo para visita à empresa ENGIE que recentemente adquiriu a concessão da Usina Jaguara para administrá-la pelos próximos 30 anos.

No dia 17/04, esteve na Usina de Jaguara, comissão composta pelo senhor Prefeito Municipal, Dr. Wesley De Santi de Melo, secretário de Gestão, Cleber Silveira Borges, Presidente da Câmara, Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, vereadores: Marcos dos Santos Pires, Luiz Devós, Luster Fernandes, Edmilson de Souza Peres, e pelo assessor jurídico da Câmara Dr. Onézio Francisco Cruvinel, com a finalidade de promover o intercâmbio e um relacionamento promissor entre a gestão municipal com a empresa que se instalou neste município, por ser o complexo energético de grande importância econômica para Sacramento.

ENGIE trata-se de um grande grupo empresarial energético, originário Francês, que recentemente arrematou em leilão o complexo energético Jaguara. Engie, empresa líder em produção de energia, 2ª maior no mundo, presente em mais de 70 países e é líder em fornecimento de serviços de eficiência energética, responsável pelo gerenciamento de mais de 1,5 milhão de pontos de iluminação pública em todo mundo, destacando a operação de mais de mil estações de recarga para carros elétricos e muitos outros serviços. Com mais de 153.090 colaboradores em todo o mundo.

No Brasil é a maior geradora privada de energia elétrica, operando uma capacidade instalada de 11.059 MW em 31 usinas, que representa 6% da capacidade geradora no país, sendo que 90% do seu sistema provem para produção de energia limpa, renovável com baixo índice de emissão de gases de efeitos estufas. Em 2016 inaugurou a 4ª maior hidrelétrica no Brasil, de Jirau para produzir 3.750 MW. Conta hoje 2.100 colaboradores com um faturamento em 2016 de R$7 bilhões. (Dados estes passados aos presentes no sistema de data show).

Destacou o vereador Luiz Devós, terem sido gentilmente recebidos pelos senhores Jose C. Borgmann, engenheiro responsável pela fase de transição e Marco A. B. Jarces que ficará no comando geral da usina.

Ressaltou ainda, que na ocasião trataram de diversos assuntos correlatos que serão fundamentais para as futuras gestões municipais, no que tange os programas de: assistência social, educação, saúde, meio ambiente e outros mais.

O vereador Luiz Devós aproveitou o momento para mostrar quadros e gráficos da formação econômica de Sacramento, quando se destacou a geração de energia como a maior formadora de riquezas para este município. Solicitou ainda, ao senhor Borgmann, que levasse ao Conselho Administrativo da ENGIE, o pedido para planejarem a construção de uma nova Usina, que possivelmente será solar, e que priorize o território do município de Sacramento, revertendo assim, a imagem um tanto desagradável que Jaguara, hoje, por força de um sistema burocrático do próprio sistema, figura como município sede Rifaina, estado de São Paulo.
Salientou ainda, que Sacramento além de possuir excelentes irradiações solares, tem ótimas redes de transmissões de energia, e precisa urgentemente de novos investimentos, sugerindo que uma nova usina, com certeza, seria uma grande obra.

Por sua vez, foi dito pelo engenheiro responsável, Dr. Borgmann que a firma adotou Sacramento como ponto referencial de administração da empresa em Minas Gerais, servindo de opção residencial dos funcionários e comercialmente através das empresas na formação de um rol de fornecedores prioritários. Alertou da possível vinda de firmas prestadoras de serviços para uma revisão geral na Usina, que também trará um grande movimento por um bom período de tempo, e que com certeza movimentará comercialmente a região.