Pular para o conteúdo principal
05/09/2018

HONRARIAS 2018

Solenidade foi marcada pela entrega de Títulos de Cidadania e Comendas

Publicado em 05/09/2018 - 14:19 - Atualizado em 16/04/2020 - 14:21

HONRARIAS 2018

A Câmara Municipal realizou sessão solene nessa sexta-feira, 31 de agosto.

A solenidade foi marcada pela entrega de honrarias: TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA DE SACRAMENTO, a outorga da presente honraria se deve ao reconhecimento deste Poder Legislativo aos relevantes serviços prestados pelo homenageado ao povo de Sacramento e COMENDA DA ORDEM DO MÉRITO LEGISLATIVO “DR. CLEMENTE VIEIRA DE ARAÚJO”, a maior honraria do Poder Legislativo que se deve ao reconhecimento do povo sacramentano aos relevantes serviços prestados pelo homenageado ao Município.

A mesa de honra estava composta pelas autoridades: Presidente da Câmara Municipal de Sacramento, vereador Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende; Prefeito Municipal de Sacramento, Dr. Wesley De Santi de Melo; o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sacramento, vereador Matheus Fonseca Bizinoto e o 1º Secretário da Câmara Municipal de Sacramento, vereador Marcos dos Santos Pires. Estavam presentes, os vereadores: Maurício Alves Rodrigues, 2º Secretário, vereador Edmilson de Souza Peres, vereador Henrique Spirandeli de Andrade, vereador Leandro Roberto de Araújo, vereador Luiz Devós e vereador Luster Fernandes.

Os homenageados com o TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA DE SACRAMENTO foram:
ANA MARIA GONÇALVES SILVA – Vereador Autor: Maurício Alves Rodrigues
ANTÔNIO CÂNDIDO LOPES – Vereador Autor: Leandro Roberto de Araújo
JOSÉ HENRIQUE DA SILVA – Vereador Autor: Luster Fernandes
MARIA IMACULADA MOTA DA SILVA – Vereador Autor: Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende
OSVALDO LUÍS PEREIRA – Vereador Autor: Matheus Fonseca Bizinoto
PADRE ANTÔNIO CARLOS SANTOS – Vereador Autor: Henrique Spirandeli de Andrade
THIAGO WILSON RODRIGUES – Vereador Autor: Marcos dos Santos Pires
VILSON SARDINHA – Vereador Autor: Edmilson de Souza Peres
WILSON AGARI – Vereador Autor: Luiz Devós

COMENDA DA ORDEM DO MÉRITO LEGISLATIVO ‘DR. CLEMENTE VIEIRA DE ARAÚJO’ à
ABINER FERREIRA GOMIDE – Vereador Autor: Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende
DR. JOSÉ MARIA SOBRINHO – Vereador Autor: Matheus Fonseca Bizinoto
ELVÉCIO ZAGO RIBEIRO – Vereador Autor: Luster Fernandes
ESDRA INÁCIO ALVES – Vereador Autor: Henrique Spirandeli de Andrade
JOANA ROSA DA CUNHA – Vereador Autor: Leandro Roberto de Araújo
JOSÉ SEBASTIÃO DE REZENDE – Vereador Autor: Edmilson de Souza Peres
MARLENE DE SOUZA FÉLIX – Vereador Autor: Maurício Alves Rodrigues
MERI LÚCIA DA SILVA RODRIGUES – Vereador Autor: Luiz Devós
PEDRO FRANCISCO DA SILVA – Vereador Autor: Marcos dos Santos Pires
O homenageado, Sr. Abiner Ferreira Gomide fez mensagem de agradecimento em nome de todos os agraciados da noite.

Dando início aos pronunciamentos, o vereador Edmilson de Souza Peres disse: “Professor Vilson, nascido na cidade de Santos/SP, tem um carinho especial pela nossa cidade e também pelos seus alunos, em suas aulas de educação física, leciona sobre a arte de manter a mente sadia, através da leitura, do aprendizado, além da prática de atividades físicas. Pois, sabe que é uma das melhores maneiras de manter o corpo e a mente sadios e prontos para enfrentar os desafios do dia a dia e de uma vida inteira”. E ao homenageado Sr. José Sebastião de Rezende destacou: “Carinhosamente conhecido por José Nicolau, um homem simples, trabalhador, fervoroso, exímio pai de família, há muitos anos integra a Folia de Reis de nossa comunidade, uma tradição típica da cidade, que com suas bandeiras e cantorias levam alegria, som e a fé para todos os fiéis”.

O vereador Henrique Spirandeli de Andrade em seu discurso destacou: “Esdra Inácio Alves, sua grandeza de caráter, sua dedicação, sua transparência e o respeito com o cidadão e com os outros servidores, são suas marcas registradas”. Já o homenageado Padre Antônio Carlos dos Santos, em momento oportuno, recebeu simbolicamente o Título de Cidadania Honorária de Sacramento.

Dando continuidade aos discursos, o vereador Leandro Roberto de Araújo ressaltou: “Antônio Candido Lopes, Candinho como é conhecido, nasceu na Serra da Canastra, amante do esporte, há quase 20 anos se apaixonou pela corrida de rua, o qual se orgulha por um grande quadro de medalhas e troféus, quadro esse que simboliza todo o seu esforço, não deixando de batalhar por aquilo que acredita jamais esquecendo a essência daquele menino simples que saiu do campo para cidade.” À D. Joana Rosa da Cunha disse: “Desde muito pequena ajudava seus pais com os afazeres da fazenda, sempre envolvida com a comunidade católica, exemplo de esposa, mãe de onze filhos, e hoje aos 80 anos, goza de uma vida feliz e saudável ao lado de seus filhos, de seus 26 netos e de seus 10 bisnetos”.

O vereador Luiz Devós em seu discurso destacou: “Wilson Agari, natural de São Paulo, em suas primeiras excursões a Uberaba ficou sabendo de Sacramento terra de Eurípedes Barsanulfo, passando então, a organizar nos seus roteiros de viagens com excursões à cidade de Sacramento, quando não parou mais, assim a fazendo mensalmente até os dias de hoje, nunca vindo de mãos vazias, sempre trazendo doações das mais diversas espécies para distribuições aos mais necessitados.” À homenageada Meri Lúcia da Silva Rodrigues ressaltou: “Pessoa meiga, gentil, atenciosa, com um coração de tamanha bondade, que tem como lema a servidão ao próximo, prova disso é que passou por outros reconhecimentos nesta Casa, e agora pelo reconhecimento da reforma de nossa Santa Casa e outras mais”.

Em seguida o vereador Luster Fernandes, em seu pronunciamento disse: “José Henrique da Silva, natural de Campina Verde/MG, cidadão exemplar, pai de família, pessoa que milita no bem, na justiça, na honestidade, vivendo entre nós há mais de 20 anos, reconhecido por seu trabalho social e por sua fraternidade no trabalho como funcionário da prefeitura, onde carinhosamente os amigos o chamam de ‘Macarrão’”. Ao homenageado Elvécio Zago Ribeiro, destacou: “Seu trabalho, sua digna família, seu empenho pelo bem de Sacramento, dispensam grandes comentários, mas que fique registrado na história desta Casa, esse reconhecimento público”.

O 2º secretário desta Casa, vereador Maurício Alves Rodrigues ressaltou: “Sra. Ana Maria Gonçalves Silva, nascida em Campina Verde/MG, digna esposa, mãe de família, exemplar cidadã, exímia educadora com visão futurística para o aprimoramento intelectual de seus alunos, ligada à filantropia e acalentando um sonho que Deus queira tornar realidade, que é a criação de uma escolinha ou hotelzinho infantil para aprimorar a educação de crianças de nossa terra”. À homenageada Sra. Marlene de Souza Félix disse: “Digna filha desta terra do Santíssimo Sacramento, esposa, mãe exemplar, cidadã de primeira grandeza, como diadema precioso na história social, religiosa e filantrópica de Sacramento. Dona de Casa, primorosa na arte culinária, presença constante requerida sempre nas atividades religiosas e sociais da cidade”.

Na sequência o 1º secretário, vereador Marcos dos Santos Pires em seu discurso a Thiago Wilson Rodrigues destacou: “Natural de Igarapava-SP, você Thiago, se destacou em nossa comunidade, não apenas por dar oportunidade de empregos a várias pessoas, mas principalmente por ser uma pessoa extremamente humana e bondosa, não somente com seus funcionários, mas com todos os que frequentam suas lojas e residência”. E ao homenageado Pedro Francisco da Silva ressaltou: “Muitos dos nossos governantes em esferas superiores, se espelhassem em exemplos de pessoas como você, nossas leis seriam muito mais justas, e por consequências, teríamos um país muito melhor de se viver”.

O vice-presidente do Legislativo, Matheus Fonseca Bizinoto, em seu pronunciamento, disse: “Osvaldo Luís Pereira, nascido em Assis interior de São Paulo, no campo da filantropia, sabendo ocultar à mão esquerda o que a direita o faz, mantém assistência a inúmeras entidades beneficentes, levando alento aos mais necessitados e carenciados do sustento material, sempre com carinho e respeito àqueles que estão ao seu redor”. Justificou ainda que por compromissos excepcionais e inadiáveis, o seu homenageado Dr. José Maria Sobrinho, não pode comparecer na presente Sessão e, por imperioso respeito à ausência justificada, proferirá o Discurso desta Honraria em ocasião oportuna.

O Prefeito Municipal Dr. Wesley De Santi de Melo, fez uso da palavra, parabenizando a todos os vereadores pela escolha de pessoas merecedoras de tais honrarias, demonstrando em palavras o carinho, respeito e admiração pelos agraciados.

E por fim, o Presidente da Câmara, Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende em seu discurso destacou: “Senhora Maria Imaculada Mota da Silva, natural de Iraí de Minas, Religiosa, é católica atuante, engajada nos movimentos pastorais. Atuante também na Associação de Bairros Amoroso Lima (Cohab, Isaías Borges da Mata e Cervato V), contribuindo com diversas atividades sociais, protetora incondicional e amante dos animais, sempre resgatando animais em estado de abandono e risco, e por onde passou sempre angariou o respeito e a amizade dos colegas”. Ao homenageado senhor Abiner Ferreira Gomide, ressaltou: “Iniciou a profissão de barbeiro aos 17 anos, e desde então são mais de 60 anos manuseando tesouras e navalhas... Continua atuante no movimento espírita, participando de reuniões no Grupo Espírita Batuíra no Colégio Allan Kardec e no Albergue Mariano”.

Finalizando, o Presidente disse: “Todos os senhores que recebem essas homenagens neste dia são merecedores de tão alta honraria, pelos serviços prestados, pelas virtudes que apresentam ou pelo amor que dedicam a Sacramento”.

Encerrou a solenidade agradecendo a presença do público presente.

HONRARIAS 2018