Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA

CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DA QUESTÃO DOS ANIMAIS ABANDONADOS EM SACRAMENTO.

 

Aconteceu na segunda-feira (25/09) às 18h30, no Plenário da Câmara Municipal de Sacramento, Audiência Pública, atendendo ao Requerimento de autoria do vereador Marzola, com o objetivo de que através da promoção de debates, sugestões e relatos, possam buscar meios para solucionar o grave problema de animais abandonados nas ruas da cidade.

O Presidente Gregório Pinheiro procedeu a abertura da Audiência e solicitou da vereadora Prof.ª Léia que fizesse leitura do edital publicado, bem como do requerimento para solicitação da audiência.

A Mesa foi composta pelo Presidente da Câmara, Gregório Pereira Pinheiro, 1ª Secretária, Profª Léia, a Promotora de Justiça da Comarca, Dra. Carla Rodrigues Fazuoli, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Antonio Alves.

Dando início, o Presidente colocou a palavra aberta para quem dela quisesse fazer uso, sendo assim, alguns munícipes presentes na Audiência manifestaram suas preocupações com a situação, deram algumas sugestões para ajudar a solucionar o problema.

Elieide Rosa, representando a APAS apresentou uma lista de sugestões, destacando que a mesma foi discutida com diversos munícipes, na oportunidade citou algumas das ações sugeridas, sendo elas: instruir as agentes de saúde a promoverem campanha para castração dos animais; castração em massa; conscientização da causa animal nas escolas; aplicação de multas; montagem de clínica pública para cuidados aos animais de rua, castração de emergência e atendimento às pessoas de baixa renda. Ainda ressaltou que a APAS colabora muito com a causa, mas que não é o suficiente, sugerindo que se faça uma união com o Poder Público.

A Vereadora Sgto. Edna disse que as reclamações são diárias quanto ao ataque dos animais aos munícipes, relatou fatos que causam insegurança a todos, e por fim sugeriu que atitudes e medidas urgentes devem ser tomadas.

O Vereador Márcio Luiz de Freitas, autor do requerimento desta Audiência Pública, destacou que a audiência é muito importante para esta causa, disse que a questão dos animais abandonados é grave. Aproveitou a presença do Secretário de Meio Ambiente, e solicitou que o mesmo levasse ao conhecimento do Executivo Municipal todas as discussões e sugestões apresentadas.

O Vereador Henrique Spirandeli ressaltou a gravidade do problema, comentou e sugeriu algumas ações a serem realizadas para diminuir o problema em questão, finalizando, destacou a importância da união de todos para que a solução chegue o mais breve possível.

O Vereador Dr. Pedro Teodoro disse que o importante é a solução do problema, e que não pode ser mais postergado e que a Administração Municipal deve resolver esta situação, tratando-a como prioridade.

O Vereador Dr. Talhys Andrey disse que o presente caso é uma tragédia anunciada e que várias reuniões já aconteceram para tratar do assunto, informando que há autoridades que se dispõem a colaborar com o Poder Público para tratar das soluções. Agradeceu a todos os envolvidos e disse que juntos, todos irão contribuir para esta causa.

O Vereador Bananal sugeriu algumas ações, destacando a importância de levar as sugestões ao conhecimento do Executivo Municipal, para que providências cabíveis sejam tomadas e assim, apresente possíveis soluções.

A Vereadora Eng. Agr. Ieda Rezende disse que é necessário ser imparcial, pois todos devem ser entendidos. Ressaltou que o apoio financeiro é importante, destacando que este assunto é de responsabilidade do Poder Público, citando ainda, algumas cidades em que esta parceria em prol da causa animal funciona muito bem.

A Vereadora Prof.ª Léia disse que é parceira nesta causa e que há necessidade urgente de campanhas de castração dos animais da cidade e que faltam pessoas para cuidarem dos animais castrados durante o pós-operatório, sugerindo parcerias neste sentido.

O Presidente Gregório Pereira Pinheiro informou que no orçamento para o ano de 2024 consta um valor que considera insuficiente para a causa animal, solicitando do Executivo Municipal mais sensibilidade para o aumento do mesmo.

A Promotora de Justiça, Dra. Carla Rodrigues Fazuoli disse que há urgente necessidade de medidas para a solução do problema, medidas estas efetivas para que não ocorram novamente no futuro, e que a origem do problema passa pela falta de educação e informação acerca da situação. Apresentou algumas medidas para a possível solução desta situação e sugeriu que se faça um mapeamento dos animais abandonados, destacando que isto é importante para as devidas providências a serem tomadas na questão da causa animal, tanto pelo Poder Público, população e Poder Legislativo.

A servidora da Secretaria de Meio Ambiente, Janaína disse que a Secretaria desenvolve diversas ações, dentre elas castrações, “chipagem”, tatuagem, cadastramento dos animais, vacinações de diversas doenças. Falou que em 2023 houve diminuição considerável na arrecadação municipal, o que prejudicou algumas ações da Secretaria, destacou que irão ser feitos outros mutirões de castrações, bem como doações de ração para cuidadores e para a Apas, e que em conversa com o Executivo Municipal teve a informação que o valor destinado à causa animal será majorado. Informou que há clínicas que prestam serviços à Administração Municipal, que colaboram com diversas ações promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e que todas as ações estão à disposição dos munícipes para conhecimento. Com relação aos animais da Praça Getúlio Vargas, informou que já estão sendo tomadas providências para a resolução desta situação.

O Presidente, Gregório Pereira Pinheiro agradeceu a todos pela participação e ressaltou a importância desta audiência para discussão de assuntos tão relevantes para a população. Informou que as sugestões serão encaminhadas aos responsáveis para as devidas providências. Finalizando, agradeceu a presença de todos e, em nome de Deus, declarou encerrada a presente Audiência Pública.

 

Assista Audiência na íntegra clicando no link abaixo:

https://fb.watch/nqQ2T97wx7/

Publicado em 02/10/2023 - 16:11 - Atualizado em 02/10/2023 - 16:15

AUDIÊNCIA PÚBLICA