Pular para o conteúdo principal

Dr. Bruno Scalon Cordeiro

Publicado em 03/08/2021 - 14:26 - Atualizado em 04/08/2021 - 10:20

.

Bruno Scalon Cordeiro é natural de Sacramento/MG, onde nasceu aos 8 de maio de 1972. Filho do casal Ivan Cunha Cordeiro e Shelma Scalon Cordeiro. Estudou o primário no antigo “Grupão” (E.E. Dr.  Afonso Pena Júnior), o ensino fundamental e o ensino médio na E.E. Coronel José Afonso de Almeida, com exceção do 3º ano, cursado no Colégio Marista, em Uberaba/MG. É formado em direito pela Faculdade de Direito de Franca/SP no ano de 1995. Tem curso de especialização em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade de Franca - SP. Na advocacia, Dr. Bruno colheu grande prestígio e estima da comunidade sacramentana, sendo escolhido pela população, nos últimos dez anos (2002 a 2011), o ''Advogado do Ano'', evento promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sacramento. Dr. Bruno Cordeiro foi professor de Direito e Legislação na Escola Estadual Maria Crema; Filosofia no Colégio Rousseau, em Sacramento/MG. Já no ensino superior, lecionou Direito Internacional Público e Privado e Direito Processual Penal, por três anos, na Faculdade de Direito de Araxá/MG.

 
Participou de diversas entidades, assumindo cargos de diretoria, como a APAE, a Fundação Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, a Ordem dos Advogados do Brasil, de partidos políticos, como o PFL, DEM e PSD, ministérios na Igreja Católica, a Santa Casa de Misericórdia, o Sacramento Clube, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, assessoria parlamentar de vários vereadores. 

 

Foi também Presidente do Rotary Club de Sacramento, exatamente no ano em que esta instituição completou 100 anos de existência (2004/2005). Desenvolveu, nessa condição, vários projetos de cunho social, como a colaboração ao Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos e ao NATA, e Governador Assistente dessa instituição nesse ano rotário 2010/2011.

 

Como Governador Assistente da Área 1, do Distrito 4770, Dr. Bruno Scalon Cordeiro viabilizou para o Hospital Hélio Angothi, na cidade de Uberaba/MG, a doação de cinco equipamentos destinados à realização de cirurgias oncológicas de alta tecnologia. Trata-se do Projeto “Curar sem Deformar”, contemplado com subsídio do Distrito 4770 do Rotary Club (RC) Internacional. O evento integrou as comemorações em torno dos 50 anos da construção da sede do HHA. 

 

Vereador mais votado no pleito de 2004, com 775 votos, elegeu-se Presidente da Câmara Municipal de Sacramento para o biênio 2005/2006, ali promovendo importantes realizações, como a devolução do Prédio Histórico que abriga o Poder Legislativo, feito pelo então prefeito Joaquim Rosa Pinheiro; promoveu a revitalização do Paço Municipal “Dr Juca Ribeiro”, com ampliação do plenário “Dr. Paulo da Graça Lima”; criação dos gabinetes dos vereadores, e ainda, a criação do site oficial da Câmara; digitalização de todos os documentos do Poder Legislativo, que constam inclusive do site institucional. Com a devolução mensal de parte do duodécimo (orçamento da Câmara), foram aplicados os recursos junto aos estudantes universitários.  Intercedeu e conquistou junto ao governo de Minas Gerais,  por intermédio do deputado Marcos Montes Cordeiro, recursos para a construção do novo Lar São Vicente de Paula, em  contrapartida com recursos municipais. Ainda, é da conquista política do vereador, recursos para a construção da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo, verba integral oriunda do governo de Minas Gerais. Também teve participação efetiva na transferência do prédio da Apae de Sacramento, antes de propriedade do estado mineiro. Ocupou ainda os cargos de vice-presidente e 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, enquanto legislador. 

 

Bruno Scalon Cordeiro, a convite do Governador do Estado, Antonio Anastasia, licenciou-se por quase um ano da vereança para ocupar cargo na Superintendência de Relações Institucionais, função que o levou a trabalhar na Secretaria de Estado de Casa Civil, a pasta mais próxima do governador mineiro.

 

Em 2012 foi eleito Prefeito Municipal de Sacramento para o mandato de 2013/2016, cargo que no passado também havia sido ocupado pelo seu avô paterno, Dr. João Cordeiro. Deixou nestes 4 anos de gestão, mais de uma centena de obras e ações para o município, destacando algumas: a gratuidade integral do transporte universitário para outras cidades, a construção de 14 pontes de concreto para a zona rural, que também teve sua primeira torre de antena celular instalada no Distrito de Desemboque. Ainda para a comunidade rural dotou o bairro rural de Quenta Sol de água potável e um ginásio de esportes. 

 

Criou um projeto inovador para acolher a 3ª idade, a Casa Dia do Idoso “Mona Scalon”, projeto premiado em vários locais do país. Construiu o novo trevo de acesso ao município, “Trevo Nino Cerchi”, instalou mais de 10 academias ao ar livre pelas praças da cidade. Inaugurou a nova UBS “Ary de Souza Bonatti”, revitalizando as demais já instaladas no município. Também promoveu reformas e ampliações nas Escolas Municipais da cidade e a instalação de lousas digitais em todas as escolas, da cidade e da zona rural. Restabeleceu a credibilidade do ensino municipal, colocando-o em primeiro lugar na Regional nos patamares do IDEB. Inaugurou a cobertura e o aquecimento da piscina “Mauro Cordeiro Borges”, no complexo esportivo Poliesportivo Marquezinho, para uso da 3ª idade. Retomou oficialmente a posse e a propriedade para o município da Praça de Esportes, passando a administrá-la. As entidades sociais do município tiveram seus repasses financeiros mais que dobrados e pagos em dia para o acolhimento de seus segmentos, notadamente a Santa Casa. Aumentou sobremaneira o número de atendimentos médicos e odontológicos. Recapeou integralmente as Rodovias “Antenor Duarte Vilela” (Sacramento/Gruta dos Palhares) e “Dr. João Cordeiro”(Sacramento/Franca). Construiu 196 moradias no “Conjunto Habitacional Júlia Terra”, para atendimento do projeto faixa 1 do “Minha Casa, Minha Vida”. Inaugurou a primeira CEMEI “Aparecida Cerchi Loiola”, do município em período integral. Construiu e inaugurou a primeira escola técnica do estado de Minas Gerais, “ Escritora Carolina Maria de Jesus”, que ainda teve seu nome e legado literário ressaltado no seu centenário de nascimento, com dezenas de eventos, dentre eles, o lançamento do Selo Comemorativo dos seus 100 anos. Renovou toda a frota dos veículos de transporte público, dotando-os de acessibilidade. Reinstalou a Defensoria Pública no município, desativada há mais de 10 anos, assim como o PROCON, fechado pelo governo anterior. 

 

Revitalizou as praças do Chafariz e da Basílica e as principais avenidas da cidade, dotando-as de canteiros centrais. Equipou as secretarias municipais com vários novos veículos. No âmbito da cultura e do turismo, revitalizou o Arquivo Público, o Museu Histórico, a Prefeitura Municipal, o restaurante da Gruta dos Palhares e a Rodoviária, dotando os prédios de melhorias. Ainda, recriou a “Semana da Comunidade”, idealizada na década de 1960, pela professora Corália Venites Maluf, festejada na data do aniversário da cidade, com dezenas de eventos que enalteciam e valorizavam a cidade. Instalou efetivamente a coleta seletiva do lixo no município, acabando com o temido “lixão”. Ressalta-se que somente 5% dos municípios no país conseguiram tal feito. Importante ressaltar que ao final de seu mandato, por intermédio de emenda parlamentar do deputado federal Marcos Montes Cordeiro, no valor de R$ 2.500.000,00, do Ministério das Cidades, deixou os recursos empenhamos e garantidos, inclusive com o seu projeto, para a construção do “Trevo Ada Cunha Cordeiro”. Se seguiram ainda outras várias obras em seu governo de grande importância para a cidade. 

 

Em março de 2019, foi convidado pela Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para ocupar cargo na Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, a princípio, chefe de gabinete da presidência, sendo conduzido no mês seguinte, pelo Conselho de Administração, ao Cargo de Diretor-Executivo da empresa, atividade até o momento desempenhada (agosto/2021). 

 

Recebeu inúmeros reconhecimentos públicos pelo trabalho prestado em nossa cidade, ao estado de Minas Gerais e ao Brasil, como a Medalha da Inconfidência, a Medalha Santos Dumont, e a medalha Presidente Juscelino Kubitschek, outorgadas pelo então Governador de MG, Aécio Neves; a Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais, outorgado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro; a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Dr. Clemente Vieira de Araújo, outorgada pela Câmara Municipal de Sacramento, de iniciativa do então vereador Hélio Nunes de Aguiar; a Medalha da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, outorgada pelo então prefeito municipal de Sacramento, Dr. Wesley De Santi de Melo, a Comenda do Centenário da Arquidiocese de Uberaba, outorgada pelo Arcebispo, Dom Aloísio Roque Oppermman; o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal Professor Elias Murad, da cidade de Belo Horizonte, concedida pelo presidente da Câmara Municipal, Léo Burguês; a Medalha Presidente Tancredo Neves, Colar Ouro; a Medalha do Sesquicentenário da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, outorgada pelo então Pároco, Monsenhor Levi Fidélis Marques; a Comenda Cônego Hermógenes, concedida pelo então pároco da Basílica, Padre Sérgio Márcio de Oliveira; a Comenda Prefeito Cidadão, entregue no XII Encontro Nacional de Prefeitos, em Gramado- RS, a Comenda JK, entregue pela União de Vereadores da Zona da Mata, a Medalha Paul Harris, maior condecoração mundial do Rotary Club; a Medalha da Federação Nacional dos Policiais Federais, concedida pelo então presidente, Jones Borges Leal; a Medalha de Honra ao Mérito John R. Cotrin, da empresa Furnas, a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo, concedida pela Associação Mineira dos Municípios (AMM). Recebeu ainda o Título de Cidadão Honorário de Uberaba, outorgado pela Câmara Municipal, por indicação do então vereador-presidente, Luiz Humberto Dutra. Foi homenageado também pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, com o Diploma “Homenagem de Honra”, outorgado pela então presidente da instituição, Andréa Abritta Garzon.