Dra. Ivone Regina Silva

ivone

DRA IVONE REGINA SILVA
(1995/96)

Nasceu em Sacramento, aos 2 de janeiro de 1943, filha de Ivanir Julio Silva e Esperança Gobbo Silva. Dos pais, herdou, além da vontade persistente para o trabalho, princípios religiosos e cristãos, o que desde muito cedo a levaram a participar de movimentos de ajuda ao próximo.

Menina capacitada e inteligente, cursou com sucesso todas as séries do primeiro e segundo graus. Formando-se no antigo Curso Normal, hoje magistério.

Principiou sua vida profissional como professora, na cidade de Conquista/MG, onde foi também brilhante diretora, daquela comunidade recebendo inclusive o Título de Cidadania Honorária, em razão dos relevantes e incontáveis serviços prestados à cidade.

Completou os estudos superiores na área de Pedagogia e matemática.

Retornou a Sacramento e foi a primeira diretora da Escola Estadual Sinhana Borges, onde permaneceu durante 14 anos.

De exímia professora de matemática da Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, alcançou a direção daquele estabelecimento, ali realizando eficiente e dinâmica administração.

Aposentou-se na carreira do magistério em 1987, ocasião em que passou a dedicar-se exclusivamente a advocacia, depois de formar-se em Direito em 1982, pelas Faculdades integradas de Uberaba.

Na advocacia, logo destacou-se como uma das mais competentes e atuantes profissionais, tendo uma carreira de sucesso e reconhecimento junto ao povo e entre seus colegas.

Dentre os profissionais do direito, destaca-se também por assistir gratuitamente àqueles que não podem custear advogado.

No decorrer de sua vida, nunca deixou de ter uma marcante atuação filantrópica, participando da diretoria de várias entidades, como Casa do Menor Rosa da Matta, APAE, Clube dos Operários e Sacramento Clube.

Eleita vereadora pela primeira vez em 1988, exerceu um profícuo e atuante mandato, colocando seu reconhecido dinamismo a serviço do interesse público.

No desempenho legislativo, a exemplo das atividades outras que exerceu, demonstrou capacidade, responsabilidade e um inabalável compromisso com o povo e seus mais angustiantes problemas.

Num claro sinal de reconhecimento à excelência do seu trabalho político, foi reeleita em 1993, exercendo a vereança até 1995, quando tornou-se a primeira mulher a presidir o Legislativo sacramentano.

Exerceu o cargo com zelo e eficiência ímpares. Aprimorou e modernizou a administração legislativa e, dentre outras realizações:

- criou o Centro Administrativo, destinado às salas de contabilidade, secretaria e Presidência da Câmara, com aquisição de equipamentos necessários, tais como fax, mesas, cadeiras e xerocopiadora, além de computador;
- adequou ao sistema computadorizado as salas das sessões ordinárias e extraordinárias, antes feitos manualmente;
- construiu o toilet feminino no Salão Nobre da Câmara
- introduziu no plenário da Câmara quadros dos Padroeiros da Cidade;
- adquiriu videocassete e televisão para o plenário;
- instituiu a Tribuna Legislativa (programa informativo) escrita e falada;

- providenciou montagem de álbuns com fotografias das sessões solenes para arquivo.

No período em que foi presidente, a Câmara realizou várias solenidades públicas, projetando o real valor de necessidade de um Legislativo eficiente e trabalhador: homenagem aos pracinhas da 2ª Grande Guerra, homenagem ao Dr. Tomás Novelino e audiências públicas municipais, além da inauguração da galeria dos presidentes, entre outras.

No exercício da vereança, tem um trabalho profícuo e incansável, através da apresentação de mais de trezentas indicações e requerimentos e dezenas de projetos de lei, todos em atenção aos anseios de nossa comunidade.

Dra. Ivone Regina Silva é um dos maiores expoentes na história da mulher sacramentana, constituindo-se atualmente na liderança feminina mais reconhecida, seja pelo seu sucesso profissional no Direito, bem como pelas atividades sociais e filantrópicas, além, claro, da arrojada atuação política.