Dr. Paulo da Graça Lima

Publicado em 13/07/2021 - 11:49 - Atualizado em 13/07/2021 - 14:03

Dr. Paulo da Graça Lima

(1947/1954)

Nasceu em 06 de junho de 1899, em São João do Meriti/RJ, filho de André Gonçalves Graça e Francisca de Souza Lima. Com a enfermidade da mãe, que logo veio a falecer, passou a morar com a tia Clarinda Rocha de Barros, que o criou, em Niterói.

Realizou seus estudos básicos em Niterói, cursando depois a Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, onde se formou aos 22 anos de idade.

Nomeado Delegado de polícia, transferiu-se para Sacramento em 1929.

Casou-se com Maria Aparecida Afonso, de cuja união nasceram: Aparecida, Lêda, André, Léa, Maria Clarinda, Zuleika e Paulo. Ainda antes de terem a primeira filha, adotaram duas órfãs, Maria do Rosário e Margarida Modesto, acolhidas com todo carinho e que ainda hoje fazem parte integrante da família.

Após desistir do cargo de delegado, passou a exercer a advocacia, militando nos fóruns de Sacramento, Uberaba, Araxá etc.

Foi professor da Escola Normal por vários anos, lecionando português e matemática; foi também diretor da mesma escola por 15 anos, onde, graças à sua capacidade de educador, realizou amplo trabalho, no desenvolvimento psicossocial dos educandos que passaram por aquela tradicional casa de ensino.

Foi vereador e presidente da Câmara por 12 anos consecutivos, representando o então PSD – Partido Social Democrata. Na presidência do legislativo sacramentano sempre pautou com dignidade, responsabilidade e respeitabilidade inerente ao cargo, e com civilidade e alto espírito democrático, com os companheiros de legislativo.

Dr. Paulo da Graça Lima, pela sua formação cristã-espiritista, tratava a todos com igualdade; tinha como clientes pessoas pobres e pessoas ricas, jamais pensava em remuneração, mas sim, em fazer prevalecer a justiça.

Certa vez, um de seus colegas assim se expressou sobre ele:

“O Dr. Paulo não cobra dos pobres e dos ricos ele não sabe cobrar”.

Morou em Sacramento até 1964, transferindo sua residência para a cidade de Bauru/SP, onde faleceu em 13 de maio de 1969.