9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO – 05.04.2021

• INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que seja feito no mês de abril uma campanha “Todos contra a dengue”, em parceria com voluntários e com alguns produtores que estão disponibilizando maquinários para ajudar na coleta de lixo e entulhos, pois nessa época que as chuvas diminuem, as águas se acumulam, ficando favorável a proliferação do mosquito da dengue; (IND.191/2021)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal juntamente com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marinho Martins Severino Segundo, que dê ênfase a Campanha de Coleta Seletiva do Lixo, com o tema “A responsabilidade também é sua”, estimulando a população sacramentana a fazer o descarte correto do lixo, bem como que amplie a instalação de lixeiras para o descarte correto do lixo na zona rural, em especial e com urgência na região do Cipó. Justifica-se o pedido, pois em visita a região do Cipó, verifiquei que há grande quantidade de lixo sendo descartados de maneira incorreta numa caçamba em local aberto, fazendo-se necessário a instalação de grandes lixeiras para o descarte correto com a separação do lixo, contribuindo para a prevenção de doenças como a dengue, na preservação do meio ambiente, bem como na geração de mais empregos e renda. Em Janeiro de 2020 o governo do Estado de Minas Gerais reforçou parcerias no Triângulo Mineiro e nas cidades de Campo Florido e Sacramento. O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressaltou que podemos ter economia mensal de até 30% e gerar empregos para os catadores na coleta municipal. Isso contribuiu para o crescimento sustentável de Sacramento e região. Além disso, o programa possibilita que materiais que antes seriam destinados a aterros sanitários retornem a cadeia produtiva minimizando os impactos. Sacramento possui mais de vinte e seis mil habitantes e são gerados 21 toneladas de lixo. (IND.192/2021)

REQUERIMENTO:

REQUEREU que solicita da Mesa Diretora, o envio de ofício a todas as escolas do município de Sacramento, sugerindo a inclusão nas aulas de ciências, para conscientização dos alunos, de matérias relacionadas a coleta seletiva de lixo, conservação do meio ambiente e medidas para uma vida sustentável. O Rio Tâmisa em Londres permanecia poluído por séculos, no ano de 1858, devido a uma epidemia que assolou a Inglaterra o governo resolveu investir na construção de um sistema de captação de esgotos, mas apenas na década de 1960 a 1970 investiu no tratamento do esgoto. Ao todo foram quase 150 anos de trabalho e investimento na despoluição das águas do Rio Tâmisa. Na França, Paris nem sempre foi tão bonita, o Rio Sena que corta a cidade, chegou a ser chamado de Rio Morto, devido a poluição das indústrias que começou na Revolução Industrial em 1920. No ano de 1960 os franceses investiram drasticamente na revitalização com estação de tratamento de esgoto e recuperou todo o seu ecossistema. Hoje o Rio Sena além de servir de cartão postal para a capital francesa, conta com mais de trinta espécies de peixes e está entre os casos de sucesso no mundo de despoluição de rios. O governo mantém o foco na qualidade das águas com criação de leis que multam empresas e pessoas cuidam para não perder o seu charme e sua biodiversidade. “A humanidade cresce, mais o planeta não”. (REQ.86/2021)