20 de abril Dia do Desemboque

Publicado em 20/04/2021 - 15:05 - Atualizado em 20/04/2021 - 15:06

.

20 de abril – dia do Desemboque

O Poder Legislativo Municipal de Sacramento, destaca a comemoração do ‘Dia do Desemboque’, dia 20 de abril, por força da Lei Municipal nº 1.158, de 15 de abril de 2010.

Como sabemos, Desemboque é hoje um distrito que guarda extrema relevância histórica e cultural de nossa cidade, estado e país, e, nesse conjunto, sua relevância alcança mundo afora.

Desemboque, é considerado berço da civilização do Brasil Central, fundado pelo CÔNEGO HERMÓGENES CASSIMIRO DE ARAÚJO BRUNSWIK, em meados do século XVII. Foi dali que partiram os Bandeirantes colonizando a região, hoje formada pelo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Dali também foram retiradas arroubas e arroubas de ouro e remetidas à Coroa Portuguesa, no período do Brasil Colonial.

Das riquezas históricas e religiosas, Desemboque ainda possui duas igrejas: uma, N.Sra. do Rosário, a Igreja dos Negros, localizada na entrada do arraial; a outra é a de N.Sra. do Desterro, considerada igreja dos brancos, onde está situado o ‘cemitério dos brancos’.

Além de suas terras férteis e ricas, de sua gente humilde e trabalhadora, Desemboque tem por filho figura importantíssima no mundo dramatúrgico brasileiro: nosso querido Lima Duarte, com 91 anos completados recentemente, artista pioneiro da televisão brasileira e um dos artistas renomados do meio artístico e literário.

Assim, cumprimentamos a todos os filhos do Desemboque, e a cada um dos moradores que ajudam a preservar viva a memória dos desbravadores do ‘Sertão da Farinha Podre’, perpetuando os nossos valores históricos, culturais e religiosos.

E é com a frase, de Hidelbrando Pontes, escrita no muro de entrada do Distrito do Desemboque, que encerramos nossa homenagem:

“Homens de extrema bravura, desterrados do seu próprio mundo, fundaram no sertão da farinha podre em 1743 a capela de Nossa Senhora do Desterro, dando início ao povoado de Desemboque, marco inicial da colonização do Brasil central”.